
O centro da cidade de Mata amanheceu totalmente alagado. Pelo menos seis estabelecimentos e residências foram afetados, inclusive o prédio da prefeitura que foi invadido pela água. O morador Álvaro Taschetto fez registros da situação desoladora. “O que estamos vivendo em Mata é triste e preocupante. As ruas alagadas, comércios e casas invadidas pela água, famílias ilhadas… Uma realidade dura, que fica ainda mais evidente quando vista de cima. As imagens feitas com nosso drone mostram o quanto a cidade está sofrendo com essa enchente histórica. Cada vídeo, cada foto, revela o impacto direto na vida de tantas pessoas que estão lutando para proteger seus bens, suas casas e, acima de tudo, sua segurança”, relatou Taschetto, enquanto registrava as imagens.
Ao programa Bom Dia, Cidade!, da CDN (93.3 FM), o prefeito Savegnago, que está em Porto Alegre para agendas, disse que nas últimas 12 horas choveu aproximadamente 200 milímetros, provocando o desalojamento de 10 famílias, contabilizando 40 pessoas. Um abrigo improvisado foi montado na sede do Sindicato dos Municipários de Mata para acolher os moradores.
Savegnago disse que, mesmo na Capital, acompanhou a situação ao longo da noite de segunda-feira (16) e que a Defesa Civil trabalha desde o início da tarde de ontem para auxiliar as famílias. A situação, segundo o prefeito, é agravada pelo transbordamento de dois rios, um que corta o centro da cidade e outro que passa ao lado da área urbana. Essa, conforme o prefeito, é uma das maiores enchentes do município.
Devido à situação, as aulas foram suspensas no município, e a Unidade Básica de Saúde não funcionaria nesta terça-feira, uma vez que está localizada em uma área com risco de desmoronamento. Os atendimentos necessários serão realizados todos no hospital,
informou Savegnago.
Por Jaqueline Silveira Foto: Álvaro Taschetto



