Ministro da Educação confirma nomeação de Martha Adaime como reitora da UFSM

0
242

O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou nesta quinta-feira (21), a nomeação da reitora eleita Martha Adaime no comando da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A posse deverá ocorrer em dezembro. Santana prometeu vir a Santa Maria para a transmissão do cargo do atual reitor para Martha.

À tarde, quando participava da posse da reitora reeleita do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Nídia Heringer, Camilo Santana fez referência a Martha “como futura reitora da UFSM”. Martha estava sentada na primeira fileira no Avenida Tênis Clube (ATC).

Em reunião realizada no campus da UFSM, antes da posse da reitora do IFFar, o ministro tratou de questões da instituição. No encontro, Santana prometeu comparecer à solenidade de posse de Martha e seu vice, Tiago Marchesan, em Santa Maria.

O mandato do atual reitor vai até 24 de dezembro. Em tese, o Ministério da Educação (MEC) tem até essa data para nomear os futuros mandatários. Contudo, é praxe que a nomeação saia antes e que a vinda do ministro seria para a posse simbólica.

Na reunião na UFSM, da qual Martha Adaime participou, Santana ressaltou a eleição da professora pelo fato de ser a primeira mulher escolhida para comandar a instituição em 65 anos de história. Martha é a atual reitora.

Ainda na reunião, o reitor Luciano Schuch apresentou demandas de investimento na assistêcia estudantil, principalmente à ampliação da moradia estudantil para estudantes indígenas e quilombolas.

A futura reitora também destacou as reivindicações da comunidade estudantil, destacando a importância da assistência aos estudantes. “Nós somos a universidade com a maior assistência estudantil da América Latina, e investir na qualidade desse serviço é essencial para o fortalecimento de tudo que fazemos aqui”.

Com informações do Paralelo 29

Imagem: Daniel De Carli