




Encerrou na noite de domingo, 5, o XVI Juvenart, quando foi anunciado como vencedor o Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas, da cidade de Alegrete, integrante da 4ª Região Tradicionalista. O concurso estadual de Danças Tradicionais – Categoria Juvenil iniciou na sexta-feira, 3, e movimentou o Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com a presença de grupos vindos de todo o Rio Grande do Sul.
O Juvenart é um evento artístico/tradicionalista, promovido pelo CTG Sentinela da Querência em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho, com apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria e da UFSM. O evento busca a preservação, a valorização e a divulgação das artes, da tradição e da cultura popular do Rio Grande do Sul.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, e a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, representaram o Poder Executivo durante a solenidade de premiação do evento.
“O papel da Prefeitura é promover e apoiar os eventos turísticos, acadêmicos, culturais, empresariais e religiosos já existentes no Município. E o Juvenart é um concurso importante que movimenta a economia local durante três dias, quando recebemos vários grupos vindos de outras cidades gaúchas. Nossa intenção é fortalecer Santa Maria como cenário para o turismo de eventos”, explicou Ewerton Falk.
Conforme o criador e coordenador artístico do Juvenart, Arion Pilla, a edição 2018 foi a melhor já registrada pela organização do evento e superou expectativas. Graças a alterações implantadas na infraestrutura do evento, garantiram melhor circulação e acomodação de público e logística da praça de alimentação. Este ano, 68 municípios gaúchos participaram do Juvenart.
“A qualidade das apresentações foi excelente, a conduta dos participantes durante os três dias de evento demonstrou que nossos jovens sabem o que é ser gaúcho, pois conservam valores e tradições que ainda estão preservados no Rio Grande do Sul. E o Juvenart pôde testemunhar isso, pois durante a realização do concurso, não registramos nenhum incidente”, afirmou o coordenador.
Fonte: Prefeitura de Santa Maria
