Israel autoriza volta de lançamentos de ajuda em Gaza, onde crise por fome se agrava

0
117

Israel, sob crescente pressão internacional para desbloquear a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, anunciou neste sábado (26) a retomada do lançamento aéreo de suprimentos sobre o território, ação da qual o Reino Unido e os Emirados Árabes Unidos estão prontos para participar.

A Defesa Civil do território palestino anunciou neste sábado a morte de 40 pessoas por bombardeios e disparos israelenses, enquanto um barco transportando ativistas pró-palestinos foi interceptado por soldados israelenses ao se aproximar da costa de Gaza.

Os militares foram vistos, em transmissão ao vivo divulgada online, embarcando no Handala, que partiu da Sicília, carregado com material médico, alimentos, equipamentos para crianças e medicamentos, em missão organizada pelo movimento internacional Flotilha da Liberdade.

A transmissão mostrou os ativistas sentados no convés com as mãos levantadas, assobiando a canção antifascista italiana ‘Bella Ciao’ enquanto os soldados tomavam o controle da embarcação.

Israel, que sitia Gaza desde o início da guerra contra o Hamas em 2023, havia imposto no início de março um bloqueio total ao território, que foi parcialmente flexibilizado no final de maio, provocando severas carências de alimentos, medicamentos e outros produtos essenciais.

Fonte. Correio do Povo