![](https://osepeense.com/wp-content/uploads/2024/09/HOSPICAR-NOTICIAS.png)
![](https://osepeense.com/wp-content/uploads/2024/04/valentim-1.jpg)
![](https://osepeense.com/wp-content/uploads/2024/08/CELETRO-720.png)
![](https://osepeense.com/wp-content/uploads/2024/09/WINT-NOTICIAS.png)
Um cidadão resolve abrir um negócio próprio. Vende seu produto para outra pessoa, que gera renda para o empresário, que por sua vez paga o seu funcionário que pode finalmente consumir em outro estabelecimento. Essa é uma visão bem simples do funcionamento de um sistema econômico, mas ajuda a entender a importância de uma iniciativa que os sepeenses passam a contar a partir desta semana. Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 14, na Prefeitura de São Sepé, o lançamento oficial da chamada REDESIM.
O sistema que conta com uma parceria de órgãos como o SEBRAE e a Junta Comercial do RS se alia à Prefeitura Municipal na hora de formalizar um negócio próprio. O principal objetivo do REDESIM é a simplificação e agilização dos procedimentos na abertura de empresas, desde as pequenas até as grandes. O gerente regional do Sebrae, Andre Luiz, sintetizou a importância do momento. “São Sepé deu um dos mais importantes passos da sua história. Estamos tratando aqui de um futuro promissor de uma cidade que passa a tratar os investidores de forma rápida e eficiente”, destacou.
Com a rede integrada, qualquer pessoa que resolver abrir o próprio negócio precisará recorrer apenas a um único local. “Desde a orientação até a retirada do alvará, tudo funcionará de forma integrada”, esclareceu o representante do Sebrae. Desta forma, as autoridades acreditam que podem fortalecer a economia do município e possibilitar que mais verbas circulem na cidade.
O ato de consolidação do programa contou, ainda, com a presença do prefeito Léo Girardello e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Sandro Brum, além de equipes do executivo. Girardello disse que o objetivo principal é não deixar que a burocracia limite as potencialidades do empresário. “Temos que dar as condições para que os empresários possam aumentar sua renda, mas sempre lembrando que é preciso responsabilidade na hora de empreender e aí novamente entra o Sebrae com os programas de orientação aos empreendedores”, lembrou.
Após a implementação do REDESIM (que num primeiro momento irá funcionar junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico), a meta será criar uma sala do empreendedor no município. O chefe da pasta de Desenvolvimento, Sandro Brum, lembrou da importância do setor público estimular a abertura de novas empresas. “Em um cenário de crise como temos acompanhado, cabe ao poder público facilitar o acesso às empresas reduzindo a burocracia na hora de implantar um negócio. O programa também é importante quando acelera os procedimentos e permite que muito negócios deixem de ser informais, gerando tributos e ao mesmo tempo sendo economicamente viáveis aos empreendedores”, enfatizou.
Fonte: A.I. Prefeitura de São Sepé
![](https://osepeense.com/wp-content/uploads/2024/10/carga-pesada-rodape.jpg)
![](https://osepeense.com/wp-content/uploads/2025/01/RODRIGAO.png)