



A escola municipal Coronel Chananeco, localizada no Cerrito do Ouro, tem realizado inúmeras ações em prol do meio ambiente. Através do grupo ecológico “SOS Natureza”, a instituição participou dia 21 de novembro, no Vale do Taquari e Rio Pardo, do Fórum das Tribos nas Trilhas da Cidadania, na cidade de Lajeado.
Tribos nas Trilhas da Cidadania é uma ação social que tem por objetivo o desenvolvimento da cultura do voluntariado organizado no Estado, promovida pela ONG Parceiros Voluntários. A tribo é formada por jovens que se reúnem para realizar ações dentro de uma trilha escolhida.
Segundo a professora Elisares Schirmman, o projeto tem como objetivo proporcionar aos jovens a oportunidade para atuarem no seu meio social, assumindo responsabilidade como agentes modificadores, em busca de soluções para vários problemas enfrentados na sua comunidade, pensando sempre na qualidade de vida.
“O Fórum oportuniza um encontro com todas as Tribos participantes, relatando suas experiências e trocas de idéias, além da integração de várias escolas de muitas cidades, onde cada um pode fazer a diferença. Os alunos assistem teatro, show de bandas formadas por alunos, danças, brincadeiras e dinâmicas em grupo. Os temas desenvolvidos são cultura, educação para a paz e meio ambiente”, destaca Elisares.
O grupo de São Sepé levou para expor seus trabalhos e experiências dentro da Trilha Meio Ambiente.
As ações desenvolvidas pela escola em 2014:
Pedágio ecológico, onde foram distribuídas mudas e uma mensagem de conscientização, lançamento do segundo livro sobre “A saúde pela natureza”, participações em eventos e reflorestamento na comunidade escolar.
“O mais importante é a hora que todos os participantes se conscientizam da responsabilidade de transformar o meio em que vive num mundo melhor”, salienta.
Além da troca de experiências e novas amizades, os alunos se encantam com as diferentes culturas que observam a cada cidade que visitam.
“Este ano visitamos o Jardim Botânico de Lajeado e eles ficaram encantos com a diversidade de plantas, cascatas e a preservação dos mesmos. Foi uma aula expositiva com certeza, de muito aprendizado. A escola agradece o apoio da Parceiros Voluntários de Porto Alegre, onde patrocina e oportuniza aos nossos alunos a troca de conhecimentos e idéias novas, além de proporcionar muitas amizades com alunos de outros municípios”, conclui a professora.
Fotos: Divulgação
