Conheça a sepeense que tem 104 anos e já participou da Revolução de 1923

0
159

dona zenaide (2)

Qual o segredo para a longevidade? Para a dona Zenaide da Silva Santos não existe uma fórmula para completar um centenário de vida. Na última quinta-feira, 12 de março, a sepeense tímida ao tirar foto, fez 104 anos. Rodeada de familiares e amigos próximos, ela comemorou com um delicioso bolo e até dançou uma valsa ao som de gaita.

Filha de Manuel Rodrigues (ex-guerrilheiro) e Lucia Rodrigues (que faleceu com 118 anos), dona Zenaide recebeu nossa reportagem em sua casa humilde e, com a ajuda da filha Ana Izabel da Silva Santos, contou um pouco de sua história. Afinal, não é qualquer um que completa aniversário de mais de 100 anos.

dona zenaide (5)

Dona Zenaide nasceu em 12 de março de 1911, na localidade de Cerca de Pedra, hoje pertencente ao município de Vila Nova do Sul. Lá, participou da Revolução de 1923. Ela ajudava a guardar os cavalos em uma fazenda, já que Manoel Rodrigues, seu pai, guerrilhava e os animais eram utilizados durante a guerra. A guerra de 23 foi marcada pelo pacto no Castelo de Pedras Altas, o chamado Tratado de Paz, acordo importante para a história do Rio Grande do Sul.

Foi em 1948 que Zenaide se mudou para São Sepé, mais precisamente para a Rua Independência, no centro. Ela teve quatro filhos: três homens e uma mulher.

Perguntada sobre o segredo para a longevidade, a centenária disse que não existe uma fórmula. A filha dela conta que Zenaide não tem nenhum problema de saúde. Ela se alimenta normalmente, come bem, dança e faz caminhada. Apenas escuta pouco e tem tosse. Zenaide adora uma carne gorda, come ovo mexido e linguiça. E fuma de vez em quando. Lava a louça, arruma o próprio quarto e, às vezes, prepara o café. Ela não tem nenhuma doença e não toma remédios, apenas xarope.

A filha acredita que o fator genético tenha influenciado para que a mãe tenha uma vida longa, já que Lucia Rodrigues (mãe de Zenaide) viveu até os 118 anos. A moradora da Rua Independência ainda tem quatro irmãos vivos. O mais novo tem 91 anos e outra irmã tem 101 anos.

Zenaide já trabalhou como serviços gerais no Clube do Comércio, escola Mário Deluy, no finado do Dr. Leal Brum, Hotel América (como cozinheira) e na estação rodoviária, quando ainda funcionava onde hoje é o Supermercado Arrozão. Ela ainda foi benzedeira por muitos anos e ajudou a salvar crianças. Benzia muito contra o chamado “sapinho” em bebês.

No próximo dia 28 familiares e amigos vão se unir novamente para festejar o aniversário de Dona Zenaide. A festa será marcada pela união e o carinho que todos tem com uma das centenárias de São Sepé e com certeza terá muitas histórias para contar.

dona zenaide (7)
Evellin Santos Alves, Dona Zenaide e Ana Izabel da Silva Santos (filha de Zenaide).

 

Fotos: Bruno Garcia