



A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) disponibilizou a lista atualizada com o bônus de descontos do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), válida a partir de 10 de abril até 9 de maio. Cinco produtos do Rio Grande do Sul estão incluídos no benefício, com destaque para a batata.
Produtores do tubérculo no Estado poderão ter direito ao maior bônus (65,88%) previsto na portaria nº 327, da Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, publicada na edição do dia 7 do Diário Oficial da União.
Os outros itens disponibilizados pelo RS incluídos na lista são mel de abelha (40,03%), cebola (34,88%), trigo (10,25%), feijão (5,96%), além da cesta de produtos (1,49%), calculada pela média ponderada dos bônus dos produtos feijão, leite, mandioca e milho.
O benefício do PGPAF é oferecido sempre que o valor de mercado dos produtos contemplados fica abaixo do preço de garantia, concedendo descontos nas parcelas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os custos de produção elaborados pela Conab são o principal parâmetro para o cálculo.
Clique aqui para acessar a portaria com lista com todos os produtos contemplados neste mês e os percentuais de bônus.
