Casal de uruguaios que viaja de bicicleta passa por São Sepé

0
174
Fotos: reprodução/arquivo pessoal


 

Fotos: reprodução/arquivo pessoal

 

Um casal de uruguaios resolveu se aventurar e há meses percorre diversos lugares da América do Sul. Victor Varela e María Pechi estão fazendo a rota de bicicleta. A cada cidade que o casal passa ficam os registros de diferentes locais e culturas.

Uma das cidades que o casal passou recentemente foi São Sepé. Victor e María estiveram no município sepeense na última quinta-feira, 22. Eles estiveram na prefeitura e foram recebidos pelo prefeito Léo Girardello. Depois, o casal percorreu algumas ruas da cidade e pernoitaram no estacionamento de um posto de combustíveis localizado às margens da BR-392 antes de seguir pedalando. Durante o percurso entre Santa María e São Sepé pela BR-392, o casal precisou de muito esforço, já que o vento na rodovia batia de frente. No posto de combustíveis o casal aproveitou para tomar banho, se alimentar, lavar as roupas e descansar as pernas.

Ao jornal O Sepeense, Victor relatou que as pedras presentes no calçamento das ruas da cidade chamaram muito a atenção do casal, já que na maioria das cidades por onde eles passam as ruas são asfaltadas.

Em fevereiro deste ano, eles foram tema de reportagem na BBC e contaram que saíram da cidade uruguaia de Florida em setembro de 2017 para conhecer todos os países da América do Sul “sem dinheiro, sem cartão de crédito e dependendo das próprias pernas e de caronas como meio de transporte”.

Durante 15 meses eles percorreram mais de 41 mil quilômetros mas, ao retornar para sua cidade natal no uruguai, o casal percebeu que, durante a passagem pelo Brasil, cada Estado brasileiro era muito diferente entre si. Foi então que eles organizaram uma segunda rota e em setembro de 2019 conheceram seis estados que ficaram faltando na primeira passagem: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, Acre e Amazonas.

No final de dezembro de 2019 Victor e María concluíram o segundo roteiro ao totalizar 60 mil quilômetros. Em fevereiro deste ano eles iniciaram uma longa viagem de bicicleta, a terceira rota. Após passar pela Bolívia e Paraguai, o casal de ciclistas ingressou no Brasil. Por causa da pandemia de covid-19, o casal chegou a ficar cerca de cinco meses trancado no Paraguai. Em setembro deste ano, eles conseguiram seguir viagem e ingressaram no Paraná.

O casal carrega consigo um caderninho e em cada cidade que Victor e María passam são feitas anotações como forma de comprovação da viagem.

Após passar por São Sepé, eles seguiram em direção a Caçapava do Sul, Lavras do Sul e Bagé e devem encerrar a viagem de bicicleta até a cidade natal de Florida (Uruguai) distante cerca de 500 quilômetros da fronteira do Brasil com o Uruguai.

Todos os dias o casal posta textos e vídeos dos lugares por onde passa. Você pode acompanhar a aventura acessando a página no Facebook ou Instagram.