Carro é incendiado em ocupação indígena no Distrito de Boca do Monte, em Santa Maria.

0
159

SANTA MARIA |

Indivíduos desconhecidos invadiram e colocaram fogo em um carro e um sofá, na área ocupada por indígenas caigangues (ou kainganges), na antiga Fundação Estadual de Pesquisas Agropecuárias (Fepagro), no Distrito de Boca do Monte, em Santa Maria, na noite desse domingo (27). Conforme nota divulgada pela comunidade indígena e repassada por seu advogado, Gabriel de Oliveira Soares, o incêndio teria sido criminoso.

O fogo começou por volta das 23h30min, quando desconhecidos teriam invadido a aldeia e ateado fogo no carro do cacique e no móvel que estava na área externa do galpão ocupado atualmente pelos indígenas. Corpo de Bombeiros e a Brigada Militar foram acionados.

Ninguém ficou ferido, mas o carro que era utilizado pelos indígenas como meio de deslocamento para a compra de alimentos e realização de consultas médicas foi bastante danificado. Um boletim de ocorrência foi registrado. Os representantes da comunidade também farão uma comunicação ao Ministério Público Federal (MPF) e nos autos da Ação Civil Pública movida pelo MPF para que o Estado do Rio Grande do Sul garanta os direitos tradicionais indígenas.

A área da Fepagro foi ocupada por um grupo de indígenas da etnia caigangue (ou kaingang) na manhã de 15 de julho. Cerca de 30 pessoas, entre crianças, adultos e idosos oriundos de diversas cidades gaúchas vivem no local. Eles argumentam que vieram de áreas afetadas pela enchente e que buscam um lugar digno para a produção de seus artesanatos e para viver.

Com informações da BM e Paralelo 29
Imagem: reprodução