Campanha de vacinação contra gripe começa segunda-feira em grande parte do RS

0
142

O começo oficial da campanha de vacinação contra a gripe influenza está marcado para segunda-feira em grande parte das cidades do Rio Grande do Sul. Nesta primeira etapa de aplicação de vacinas, o foco será nos grupos prioritários, selecionados pelo risco de agravamento ou de maior exposição ao vírus. No Estado, este grupo soma mais de 5,3 milhões de pessoas.

Uma das novidades da campanha deste ano é a inclusão da vacina da gripe no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), tornando permanente a proteção para esses públicos. Ou seja, a vacinação a esses grupos fica disponível ao longo do ano todo (a partir da chegada das doses).

Outros grupos continuarão a receber o imunizante em estratégias especiais, incluindo profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.

A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, garantindo proteção contra os vírus da Influenza A H3N1 e H3N2 e Influenza B.

Porto Alegre, a partir de segunda-feira, disponibiliza o imunizante para cerca de 736.942 pessoas do público-alvo em todas as unidades de saúde do município. No primeiro lote distribuído pela Secretaria Estadual de Saúde, a Capital recebeu 50,6 mil imunizantes para o início da campanha de vacinação.

O público-alvo em Caxias do Sul contabiliza mais de 193 mil pessoas, que poderão acessar a vacina trivalente em 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS). O município recebeu 13 mil doses para iniciar a vacinação.

Com a chegada das primeiras 10 mil doses de vacinas, a campanha em Canoas também começa nesta segunda-feira. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a imunização para os grupos prioritários estará disponível em praticamente todas as unidades de saúde do município, com exceção das unidades Central Park e Nova Niterói.

Na região Sul, Pelotas tem 96.588 pessoas aptas a receber o imunizante. No município todas as UBSs e a Casa da Vacina estarão atuando na campanha. Também na região Sul, Rio Grande oferece o imunizante em todas as salas de vacina da cidade.

Na fronteira Oeste, Uruguaiana recebeu as primeiras 4 mil doses distribuídas pela SES na terça-feira. Nesta sexta-feira, a vacina foi ofertada para crianças atípicas e também para profissionais da saúde. O restante do grupo prioritário começará a ser imunizado na segunda-feira em todos os postos de saúde, a partir das 7h30min; na ESF Barragem Sanchuri, na UBS João Arregui, na UBS São Marcos e também na Sala de Vacina Central, a partir das 8h.