![](https://osepeense.com/wp-content/uploads/2024/09/HOSPICAR-NOTICIAS.png)
![](https://osepeense.com/wp-content/uploads/2024/04/valentim-1.jpg)
![](https://osepeense.com/wp-content/uploads/2024/08/CELETRO-720.png)
![](https://osepeense.com/wp-content/uploads/2024/09/WINT-NOTICIAS.png)
Nesta sexta-feira, 5, a 10ª edição da bicicletada “Caminhos de Sepé” passará por São Sepé. A atividade é organizada pela ONG Ecoprofetas com o apoio das comunidades indígenas do Rio Grande do Sul. Os ciclistas saíram de Rio Pardo, passam pelo município sepeense e seguem até Vila Nova do Sul e São Gabriel.
Trocar experiências com quilombolas, indígenas, pequenos agricultores e artesãos ao longo do percurso é um dos objetivos desta edição. Os participantes discutem problemáticas ambientais da região, propondo a criação e o fortalecimento dos Grupos Ecológicos de Base (GEB’s) e de Geração de Renda. Eles ainda oportunizam vivências de novas realidades, refletindo o diferencial de vida urbana e rural, além de socializar conhecimentos da realidade sócio-cultural, econômica e ecológica da região do percurso.
![bicicletada](/wp-content/uploads/2016/02/bicicletada-300x225.jpg)
Neste ano serão cerca de 50 participantes durante o percurso oriundos de várias localidades do Rio Grande do Sul. O objetivo também é conhecer a história do povo Guarani (Sepé Tiaraju), sua luta pela terra e sua cultura. O jovem líder Sepé Tiaraju presente no idealismo da juventude de hoje, que pedala por mais qualidade de vida e por mundo melhor.
A programação inicia com a chegada dos bicicleteiros pela manhã com visita a estátua do Índio Sepé, na entrada do município, após uma passagem pelo Centro de Umbanda e Afro Xângo e Oxum. À tarde o grupo realiza um oficina de confecção de sabonetes no bairro Cristo Rei e a apresentação da peça de teatro “Sepé Herói Brasileiro”.
![](https://osepeense.com/wp-content/uploads/2024/10/carga-pesada-rodape.jpg)
![](https://osepeense.com/wp-content/uploads/2025/01/RODRIGAO.png)