Bicicletada “Caminhos de Sepé” passa por São Sepé nesta sexta-feira

0
43

guilherme PPCI ok

brezza


Nesta sexta-feira, 5, a 10ª edição da bicicletada “Caminhos de Sepé” passará por São Sepé. A atividade é organizada pela ONG Ecoprofetas com o apoio das comunidades indígenas do Rio Grande do Sul. Os ciclistas saíram de Rio Pardo, passam pelo município sepeense e seguem até Vila Nova do Sul e São Gabriel.

Trocar experiências com quilombolas, indígenas, pequenos agricultores e artesãos ao longo do percurso é um dos objetivos desta edição. Os participantes discutem problemáticas ambientais da região, propondo a criação e o fortalecimento dos Grupos Ecológicos de Base (GEB’s) e de Geração de Renda. Eles ainda oportunizam vivências de novas realidades, refletindo o diferencial de vida urbana e rural, além de socializar conhecimentos da realidade sócio-cultural, econômica e ecológica da região do percurso.

bicicletada
Foto: divulgação

Neste ano serão cerca de 50 participantes durante o percurso oriundos de várias localidades do Rio Grande do Sul. O objetivo também é conhecer a história do povo Guarani (Sepé Tiaraju), sua luta pela terra e sua cultura. O jovem líder Sepé Tiaraju presente no idealismo da juventude de hoje, que pedala por mais qualidade de vida e por mundo melhor.

A programação inicia com a chegada dos bicicleteiros pela manhã com visita a estátua do Índio Sepé, na entrada do município, após uma passagem pelo Centro de Umbanda e Afro Xângo e Oxum. À tarde o grupo realiza um oficina de confecção de sabonetes no bairro Cristo Rei e a apresentação da peça de teatro “Sepé Herói Brasileiro”.

 

 

Guilherme Motta