Associação dos Aposentados sugere criação de “Comissão do Idoso” na Câmara de São Sepé

0
69


Os representantes da Associação dos Aposentados e Pensionistas de São Sepé (AAPSS), José Martin Leão (Zezinho) e Naldo Aires Leão, reuniram-se, nesta quarta-feira, 21, na Câmara de Vereadores com os eleitos para a próxima legislatura. O objetivo era sugerir a criação de uma Comissão Temática no Legislativo, a Comissão do Idoso.

A ideia é fiscalizar a implantação de políticas públicas voltadas aos idosos no município. Estavam presentes os vereadores Élcio Teixeira (PMDB), Paulo Nunes (PSB), Maria Silveira (PP), Zilca Camargo (PDT), Lauro Ouriques (PPS) e Eto Vargas (PP).

A responsabilidade do atendimento aos direitos previstos no Estatuto do Idoso está hoje atrelada ao Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social  (CRAS), em âmbito municipal. O Conselho Municipal do Idoso tem a função de fiscalizar o cumprimento da Lei. “O ideal seria criar um programa municipal que englobasse políticas públicas que observassem as demandas dos idosos”, explica Zezinho.

Uma série de ações foram traçadas pelo grupo. Entre elas estão a regulamentação das regras do Asilo São Vicente de Paula, a criação de atividades culturais para os internos, a criação de um Fundo Municipal do Idoso e o atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios.

A Associação dos Aposentados possui 2.500 sócios. Mas de acordo com Zezinho, em São Sepé, a atenção ao idoso envolve ainda familiares e cuidadores, o que representa pelo menos 6 mil pessoas ligadas diretamente a este público e 12 mil pessoas indiretamente. “É quase toda a população de São Sepé que acaba sendo beneficiada com estas ações”, lembra.

 

 

Fonte: A.I. Câmara de Vereadores de São Sepé