Apenados do presídio de São Sepé e familiares ganham confraternização de Natal

0
309


As cerca de 60 pessoas que cumprem pena no Presídio Estadual de São Sepé ganharam um presente especial de Natal no final de semana: poder almoçar com os filhos e familiares dentro da casa prisional. No último domingo, 18, foi promovida uma festa de confraternização. No total, cerca de 110 pessoas participaram da atividade.

De acordo com a assistente social Michele Lopes, o objetivo da ação foi colaborar com o fortalecimento dos laços familiares. Um almoço foi servido no local, tudo com ajuda de algumas pessoas da comunidade e da Paróquia Nossa Senhora das Mercês. O pároco local, Padre Gerson Gonçalves, deu a bênção aos participantes da atividade. O Papai  Noel fez a alegria da garotada e distribuiu presentes para as crianças.

“Isso faz parte do processo de ressocialização. A pena que os presos cumprem não é contínua, uma hora eles irão retornar para a sociedade. As crianças ficaram bastante emocionadas”, conta Michele.

Muitos filhos de apenados talvez terão apenas a atividade realizada no último domingo como presente de Natal. Há casos de familiares que não têm dinheiro para visitar os presos durante os horários estipulados para visita durante a semana e encontraram nesta confraternização a oportunidade de revê-los e poder compartilhar um pouco de carinho e amor.

Alguns funcionários do presídio contam que esse tipo de atividade é realizado anualmente, em datas comemorativas como o Natal. “Nós fizemos este chamamento das famílias que se aproximam dos filhos que não têm contato com seus pais no dia-a-dia”, destaca a assistente social.

Para a agente penitenciária Izandra Garcia Machado, durante a confraternização foi possível observar a alegria proporcionada entre pais e crianças. “Os presos estavam ansiosos, foi bem festivo”, comenta.

Atualmente a casa prisional conta com 62 apenados. O administrador é Elias Lombardo e o chefe de segurança é Marcio Cleber Dutra. Também participaram da ação a assistente social Michele Lopes, a agente administrativa Vanda Schmidt, e os agentes penitenciários que estavam de plantão no dia do almoço (Izandra Garcia Machado, Hildamar de Oliveira, Miguel Moreira e Joelcio Vargas).