Alunos do IF Farroupilha seguem mobilizados contra propostas do governo federal

0
48
Fotos: divulgação/William Ferreira

cabecalho-site


Fotos: divulgação/William Ferreira
Fotos: divulgação/William Ferreira

Os estudantes dos Institutos Federais seguem mobilizados contra a proposta do governo federal que prevê um teto para o limite de gastos. Em protesto, um grupo de mais de 450 estudantes se reuniu em frente à reitoria na faixa nova de Camobi, em Santa Maria, na última segunda-feira, 10. O trânsito chegou a ser interrompido e tudo foi acompanhado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Lideranças dos campus São Vicente, Panambi, Júlio de Castilhos, Frederico Westphalen e Santo Augusto participaram do ato. À tarde foi realizada uma caminhada no Centro de Santa Maria. Segundo os estudantes, a população demonstrou apoio se manifestando a favor da mobilização estudantil que toma força em todo Brasil contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita os investimentos do governo, a Medida Provisória 746, que reformula o Ensino Médio, e o Projeto de Lei 257, que objetiva cortes nos direitos trabalhistas.

Durante esta terça-feira, 11, foram feitas mais mobilizações no campus de São Vicente do Sul. Reunião com lideranças na parte da manhã e à tarde dois grupos fizeram uma mobilização na BR-287, com uma Parada Verde. No local foram distribuídas mudas de árvores nativas, além de panfletagem de conscientização aos motoristas que no local passavam. Enquanto isso outro grupo estava na praça central abordando a população e explicando o porquê das manifestações.

De acordo com os estudantes, a mobilização está sendo tranquila e pacífica, sem nenhum partidarismo político. A mobilização, que acontece não só no RS, mas no restante do Brasil, cobra melhorias em prol da educação, saúde e direitos dos trabalhadores.

protesto-if-farroupilha-2

 

 

Guilherme Motta