Feira Internacional de Turismo de Gramado é aberta com presença de autoridades nacionais e internacionais

0
164

Foi realizada, na noite de quinta-feira (9/11), a abertura da 35ª edição da Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris). O evento, realizado no Palácio dos Festivais, contou com a presença do secretário em exercício do Turismo, Luiz Fernando Rodriguez Júnior (que representou o governo do Estado), e do ministro do Turismo, Celso Sabino. Participaram também autoridades nacionais e internacionais, além de empresários do setor turístico. O evento vai até domingo (12/11) no Serra Park.

Nesta edição, a Festuris completa 35 anos e reúne 2.700 marcas em 400 estandes. Estão presentes 17 estados, incluindo o Rio Grande do Sul. A expectativa é de que o evento movimente cerca de R$ 400 milhões.

No discurso, o secretário ressaltou o saldo positivo, de 11.579 empregos formais gerados pelo turismo no Rio Grande do Sul em 2022. A gastronomia foi o setor responsável pela maior parte das contratações (63,3%), seguido pela hotelaria (11%) e pelos transportes turísticos (10,9%).

“Acreditamos que tudo é construído com base no diálogo, especialmente com a aproximação entre as esferas pública e privada. Gestores municipais, estaduais e federais, além de empresários, associações da sociedade civil e pesquisadores devem estar em sintonia para que o turismo cresça com consistência”, destacou Luiz.

Já Sabino destacou os esforços para alavancar o setor no pós-pandemia. “Fazer o turismo é responsabilidade dos poderes públicos e da iniciativa privada. O Festuris é um caso de sucesso em reunir diversos atores do setor”, disse.

Os organizadores da Festuris, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, conduziram o momento de interação com os convidados da cerimônia. Para Eduardo, a ampla participação de estados, países, companhias aéreas e empresas do trade turístico reforça a importância do evento no calendário internacional.

Ministro Celso Sabino (E) e secretário em exercício Luiz Rodriguez Júnior (2º da dir. p/ esq.) destacaram crescimento do setor – Foto: Caio Lorena/Ascom Seduc