Uma ação articulada pela equipe do CAPS AD de São Sepé vai debater novas formas e práticas de se combater questões ligadas às drogas e a saúde mental. O evento ocorre na próxima sexta-feira, 27, no auditório da Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho durante a manhã e a tarde. A atividade é aberta a profissionais da saúde e à população em geral.
O projeto Aurora – PS – Perspectiva em Saúde apresentará o tema das 8h30min às 12h e das 14h às 16h. Serão debatidas ações articuladas à rede de saúde mental, atenção básica à comunidade e rede intersetorial, propondo a saúde como um conceito em construção – saúde e arte. Para ampliar a discussão haverá a primeira conversa de 2015 com a apresentação das falas sob o tema “(RE) construindo o cuidado em saúde”.
De acordo com o psicólogo do CAPS AD, que também é um dos responsáveis pelo evento, Leonardo Kozoroski, a ideia é se conscientizar que são necessárias intervenções menos punitivas e mais compreensivas em relação às consequências das drogas e da saúde mental.
“A ação das pessoas nas diversas instituições é de suma importância na medida que as crianças e jovens têm se tornado foco, seja das estratégias de aliciamento do narcotráfico, seja do ponto de vista do policial centrado na punição, ou ainda de medidas de saúde que tomam o uso das drogas como doença tratável pela via da medicalização”, comenta o psicólogo.
O Projeto Aurora, com apoio do CAPS AD Aurora e da Secretaria Municipal de Saúde de São Sepé. A atividade terá certificado para os participantes e contará com a intervenção artística do Coletivo de Resistência Artística Periférica (Co-Rap), Grupo de Dança Pé com Pé e do Grupo Musical da Gabriel Brenner.
Programação:
Leonardo Kozoroski (Introdução do Evento)
Guilherme Corrêa (Drogas, sexualidade e educação)
Elisandra Gimenez (Redução de Danos: por um cuidado em liberdade territorializado)
Elizandro Farias (Redução de Danos: A comunidade e suas concepções de saúde)
Deni Ladi (É tudo nosso)
Fonte: A.I. Prefeitura de São Sepé