Mineradora apresenta estudos sobre a extração de carvão em São Sepé

0
119


 

 

A Comissão Especial de Estudos sobre a exploração de carvão no município recebeu na manhã desta quinta-feira, 27, Jailton Manique Barreto, representante da mineradora Nossa Senhora do Carmo para apresentar as viabilidades do processo de instalação da mina no interior da cidade.

O presidente da comissão, Matheus Leão (PDT) e o secretário Marcelo Santos (PP) assistiram uma apresentação feita por Barreto que mostrou dados de outras cidades onde já existe a extração do carvão, bem como os impactos financeiros resultantes da mina. Segundo o representante, há uma estimativa de serem gerados até 280 empregos indiretos e outros 70 diretos, além de um estudo que projeta até meio milhão de reais investidos mensalmente na cidade.

Barreto também falou que não há nenhum estudo sobre a instalação de uma usina no local e que podem ser extraídos até 30 mil toneladas de carvão mês, sendo que deste montante apenas 10 mil são vendáveis. Outro ponto citado por ele é que não serão utilizados artefatos explosivos para a extração do carvão.

Os vereadores questionaram o representante sobre o posicionamento contrário dos munícipes e também dos moradores da região onde seria instalada a mina. Para ele, essa é uma questão comum no processo, mas que a empresa disponibiliza estudos e materiais para apresentar como será feita a instalação da mesma na cidade.

O processo atualmente se encontra em fase de licenciamento e ainda pode levar um ano para dar sequência nos trâmites legais.

 

 

Fonte: A.I. Câmara de São Sepé