Circuito Cultural mobiliza dezenas de estudantes em Formigueiro

0
91


Fotos: duvulgação

O 1º Circuito Cultural de Formigueiro foi realizado de 16 de outubro a 1º de dezembro com a finalidade de proporcionar às escolas e comunidade o acesso a cultura e ao entretenimento, através de peças teatrais e oficinas de dança afro-brasileira e danças urbanas.

A oficina de dança afro brasileira é relacionada ao conteúdo expressivo, ou seja, o resgate das tradições, a dança como ritual festivo, os estados afetivos e as sensações corporais. Segundo a professora Roberta Bevilaqua, foi sob esta ótica o desenvolvimento das aulas, que contemplou a Escola La Salle e a Escola São João Batista. A oficina danças urbanas teve o objetivo de iniciar jovens e crianças no universo das danças , estimulando-os a desenvolver suas potencialidades através da arte do movimento, diz o professor Jean Mendes.

A peça “Tempos Inversos”, conta a história de um grupo de amigos, de 1820, que se depara com uma situação inusitada: eles não sabem explicar como, mas vieram parar nos dias de hoje. Perdidos e confusos, vão aprendendo sobre os tempos modernos – tempos inversos. Numa linguagem simples que prende a atenção da garotada. Essa peça contemplou os alunos do ensino médio da Escola João Isidoro.

A peça teatral “As Histórias do Vô Venâncio” conta a história de sua neta Feliciana abordando as mais diversas histórias do folclore, desde lendas tradicionais. Nessa peça há participação ativa do público, onde os atores se misturam com a plateia numa perfeita interação. Foi realizada de 21 a 23 de novembro em nove instituições educacionais, que são:

 

E.M.E.F. Santa Rosa – Vila Rosa

E.M.E.F. Santa Catarina – Rincão dos Pires

E.E.E.F Oliva Lorentz Schumacher – Rua 7 de setembro – Centro

E.M.E.F. Luiz de Lima Baldez – Passo dos Cardoso

E.M.E.F. São Vicente de Paulo – Colônia Antão Faria

E.M.E.F. Venâncio Machado de Souza – Faxinal da Eugênia

E.M.E.F. La Salle – Cerro do Louro

E.E.E.F. São João Batista – Cerro do Formigueiro

Centro Municipal de Educação Infantil Formiguinha

 

O espetáculo teatral “Uma História sem Fim” conta a história de dois amigos de infância que acabam se separando devido um deles mudar de cidade. Com esta peça foram encerradas as atividades do projeto, no Salão da Sociedade Católica de Formigueiro, aberto a comunidade em geral e aos alunos de todas as escolas localizadas no município de Formigueiro.

Segundo a produtora, Claudete Morim Pereira, os objetivos deste projeto foram atingidos “conseguimos levar cultura e entretenimento a todas as escolas do município de Formigueiro e despertamos nestas crianças e adolescentes o interesse pela arte, através das peças teatrais e das oficinas”.

Este projeto cultural foi produzido por CMP Produções Culturais, financiado pelo Pró-cultura/RS – LIC e patrocinado pela Arrozeira Sepeense S/A.