Solução para problemas da captação de água em São Sepé foram anunciados em 2014

0
82


Foto: Alina Souza/Palácio Piratini

Foi em um processo de interiorização do Governo do Estado, em 2014, que 10 cidades gaúchas pensaram estar próximas da solução para problemas relacionados a saneamento. Totalizando cerca de R$ 40 milhões, o investimento tem hoje, três anos depois, quase que a totalidade das obras ainda no papel.

Em solo sepeense, os cerca de R$ 2,7 milhões anunciados colocariam fim aos problemas no ponto de captação da Corsan. A construção de uma barragem no rio possibilitaria que a captação não sofresse com as cheias. O gerente da unidade em São Sepé, Diego Silveira, afirma que a obra terminaria com os transtornos que frequentemente deixam diversos bairros com abastecimento prejudicado.

Segundo a Corsan, os recursos oriundos da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) nunca chegaram aos cofres do órgão estadual. “Na verdade este projeto é até anterior a 2014. Em 2007 já havia uma mobilização para esta obra, mas até hoje o Estado não recebeu os recursos”, conta Silveira.

O prefeito de São Sepé, Léo Girardello, também recorda do ato de assinatura dos contratos, em Silveira Martins, junto a lideranças de diversos municípios da região. “Foi uma solenidade que inclusive teve a presença do governador. Lá, representantes da FUNASA ressaltaram o investimento que seria realizado em prol dos municípios. Até o momento o que temos são os contratos”, diz.