Conheça a história e o talento do jovem desenhista Taironi Lima

0
842

cabecalho-okk


Reportagem: Bruno Garcia

 

Desde os 6 anos de idade, o jovem sepeense Taironi Lima é apaixonado por desenho. Hoje com 21 anos, o artista coleciona diversas obras produzidas por ele e que encantam e surpreendem por onde são apresentadas. O artista já desenhou famosos como o MC Livinho, Beyoncé, Bob Marley, Paul Walker e Rihanna. Além disso, Lima produziu um desenho em homenagem à ex-presidente da Fundação Cultural, Isabel Lara Simões, e em apoio ao casal Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank contra o racismo.

Fotos: reprodução/Taironi Lima
Fotos: reprodução/Taironi Lima

Lima conta que nunca fez curso de desenho e foi tentando desenhar tudo o que observava que aprendeu tudo o que sabe até hoje. “Frequentei e frequento museus e exposições de artes sempre que posso. Procuro aprender com obras de pintores famosos um pouco de combinação de cores, composição, perspectiva. Os pintores que mais aprecio são os renascentistas. Também admiro muito os surrealistas como Dali e Magritte. Com o acesso à internet passei a estudar através de vídeos, livros virtuais, tutoriais, etc. Aproveito todas as oportunidades que me aparecem pra estudar. Não deixo passar um dia sem fazer um desenho por mais idiota que seja”, explica.

Entre os materiais que o jovem utiliza para desenhar estão lapiseira, esfuminho, borracha, apontador ou estilete a blocos de papel. Lima salienta que às vezes obtém grandes artes usando somente o lápis, o que segundo ele não precisa gastar muito para obter um bom resultado com uma boa obra de arte.

“Não são materiais caros que irão transformar sua arte em uma grande arte, mas sim o amor e dedicação que você impõe nela”, salienta.

taironi-lima-2

O artista conta que já participou de pequenas exposições através do projeto Jovens Desenhistas São Sepé. Como muitos artistas, segundo ele, a falta de recursos financeiros ocorre devido à desvalorização do trabalho. “Tem de realizar prestação de serviços para empresas e só assim é possível tirar renda para comprar material artístico.
As pessoas poderiam admirar mais a arte, seria muito bom que elas se fizessem mais presentes em exposições. Não é somente comprar, é poder conhecer a arte também. Para mim a arte deve ser sentida, e, às vezes, entendida”, destaca.

taironi-lima-3
Taironi Lima

Para Lima, São Sepé, assim como outras cidades, deveria valorizar mais o artista jovem. Para ele, poucos municípios realizam esse tipo de valorização e para ele ainda falta muito. “Recebemos muito apoio da Fundação Cultural, onde a nossa inesquecível Isabel Simões nos cedeu o maior apoio, assim como os demais integrantes da mesma (entidade). Agradeço muito a ela e aos demais”, relata.

O jovem ressalta a importância da arte na vida das pessoas. Para ele é algo nítido, está em todo lugar, faz parte da cultura e da história. “Auxilia-nos na nossa comunicação, no nosso convívio, no nosso crescimento humano e social. Ela é extremamente importante no desenvolvimento de um povo, ela nos dá uma nova visão de mundo, de sociedade e expande a nossa criatividade. Afinal, tudo que existe é arte e é gerado por ela. Irei continuar lutando e apoiando através de minha arte qualquer tipo de discriminação seja ela de cor, raça, sexualidade, crédulo e por direitos civis”, conclui.

Para saber mais sobre o trabalho de Taironi Lima, acesse a página do artista no Facebook clicando aqui.

 

Confira um vídeo produzido pelo jovem artista Taironi Lima

 

Guilherme Motta