




Segue em andamento a obra de construção da Usina Termelétrica de São Sepé. O empreendimento, que está localizado às margens da ERS-149, próximo ao trevo com a BR-392, entrou semana passada na fase de concretagem.
As obras civis tiveram início em agosto deste ano e estão sendo realizadas pela Facimon, empresa contratada pela Sepé Geração de Energia Ltda. Foram realizados os serviços de terraplenagem da área, arruamentos e drenagem. Nesta etapa estão sendo realizadas as bases da caldeira, o prédio da casa de máquinas, onde ficarão a turbina, condensador e demais equipamentos principais da usina. A previsão de conclusão das obras civis é fevereiro de 2017, quando ocorrerá o início da montagem dos equipamentos eletromecânicos.
Equipamentos eletromecânicos
Os equipamentos eletromecânicos já foram contratados e estão sendo fabricados. A caldeira, principal equipamento da usina, está sendo fabricado em Rio do Sul/SC, pela empresa H. Bremer, devendo em janeiro/2017 começar a ser
transportada para o local da usina, dando-se início a montagem. A turbina está sendo fabricada em Sertãozinho/SP, pela TGM, devendo chegar na obra também em janeiro de 2017.
O Gerador Elétrico está sendo fabricado em Jaraguá do Sul/SC, pela WEG, com previsão de entrega em março/2017. O silo de armazenagem da casca de arroz e todo o sistema de recebimento e transporte até a caldeira, está sendo fabricado pela Coppi, em Joaçaba/SC, devendo ser entregue e iniciada sua montagem na obra em março de 2017.
As torres de resfriamento estão sendo fabricadas pela Vettor, em Cabreúva/SP e todo o sistema de água bruta e tratada está sendo fabricada pela Filtrágua, em São Bernardo do Campo/SP. Os equipamentos elétricos estão em fase de contratação.
Meio ambiente
A Usina Termelétrica São Sepé está sendo construída atendendo todas as diretrizes e condicionantes estabelecidas pela FEPAM, através da Licença de Instalação nº 419/2015-DL.
Interligação com a rede elétrica
A energia gerada na Usina Termelétrica São Sepé será escoada através de uma Linha de Transmissão de 69 kV, que será interligada a rede elétrica na Subestação Formigueiro, da AES Sul, que está ampliando esta subestação permitindo a interligação da usina a partir de outubro de 2017.
