

Morto após inalar fumaça de caldeira na Granol na manhã desta sexta-feira, 9, o funcionário Roque Hammes, de 48 anos, tentou apagar focos de incêndio ao redor da estrutura de armazenagem onde ocorreu o acidente de trabalho. A informação foi prestada ainda pela manhã pelo gerente da unidade de Cachoeira do Sul, Talis Treichel, ao comunicar a morte do encarregado do turno da noite à Polícia Civil.
De acordo com as informações, Hammes teria usado baldes cheios d’água para tentar conter as chamas e isso acabou gerando a fumaça que intoxicou o trabalhador e outros três colegas. Jardel Machado, Homero Barbosa da Rosa e Juliano Lucas Garibotti foram até o local na tentativa de socorrer Hammes e também inalaram fumaça. “Pelo que foi descrito, a medida adotada pelos funcionários criou um ambiente tóxico”, analisa o delegado Ricardo Milesi, que inicialmente conduz as investigações.
Por enquanto, a Polícia não descarta nenhuma hipótese para o caso. Como o local do acidente não foi preservado, a Polícia não irá acionar o Instituto Geral de Perícias (IGP). Fotos da caldeira foram feitas pelos agentes da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e serão anexadas para análise no inquérito.
Granol divulgou nota oficial
NOTA DE PESAR À FAMÍLIA HAMMES E À COMUNIDADE SULCACHOEIRENSE
A GRANOL INDÚSTRIA COMÉRCIO E EXPORTAÇÃO S/A vem a público lamentar o falecimento do colaborador Roque Hammes, ocorrido por volta das 7h15min de hoje, no Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul/RS. As causas do acidente ainda estão sendo apuradas pelo IGP – Instituto Geral de Perícia do Rio Grande do Sul – e serão, oportunamente, divulgadas através da imprensa.
A GRANOL esclarece, que atende às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, possuindo em seu quadro de funcionários Brigada de Incêndio – formada por colaboradores (brigadistas) capacitados; CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; entre outros órgãos de prevenção de acidentes, tudo feito no intuito de preservar a integridade de seu bem maior, os seus colaboradores.
Em respeito a ROQUE, GRANOL informa que suspendeu a maioria de suas atividades durante todo o dia e somente serão reiniciadas em momento oportuno.
Por fim, a companhia esclarece que está empenhada e comprometida com o pronto esclarecimento dos fatos, colaborando com as autoridades para a elucidação do acontecido.
Atenciosamente,
GRANOL INDÚSTRIA, COMÉRCIO E EXPORTAÇÃO S/A
Fonte: O Correio




