Os integrantes do escritório municipal da Emater/RS-Ascar comemoraram na manhã desta terça-feira, 2, os 60 anos da entidade no Rio Grande do Sul. Para marcar a data, foi servido um “Café Solidário” para as entidades parceiras e colaboradores que ajudaram a construir a história da Emater em São Sepé.
A equipe é composta pelo técnico em agropecuária e chefe do escritório, Paulo Secundino Souza Silva, extensionista em bem estar social, Cleisa Freitas Peixoto, assistente técnico administrativa Cláudia Trojahn Oliveira, médica veterinária, Lilian Varini Ceolin, e engenheiro agrônomo Guilherme Rossato Augusti.
Fundada em 1968 e com 46 anos de atividades em São Sepé, a Emater promove o desenvolvimento da agricultura familiar e presta assistência técnica e extensão rural para famílias que buscam a melhora na qualidade de vida.
Em entrevista ao programa Espaço Livre da Rádio Cotrisel, Paulo Silva e Cleisa Peixoto destacaram a importância da Emater para o desenvolvimento social e consideraram como satisfatório trabalhar nesta entidade. Silva e Cleisa ainda destacaram a realização das chamadas públicas, beneficiando famílias através de programas do governo como o Brasil Sem Miséria e o Crédito Fundiário.
A solenidade em comemoração aos 60 anos da Emater/RS-Ascar contou ainda com a exibição de um vídeo sobre a história da Instituição.
60 anos da Emater no RS foi comemorado em 494 municípios
O presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar, Clair Tomé Kuhn, falou sobre a importância da atuação em conjunto com outras entidades para o sucesso da atuação extensionista. ”Nada nesta Casa teria sentido sem as nossas parcerias, que trabalham em prol da agricultura familiar gaúcha, e dos nossos colaboradores”, destacou.
Para Kuhn, o trabalho da Emater/RS-Ascar está diretamente ligado ao desenvolvimento econômico e social do Estado. “Se a família rural cresce, a comunidade, o município e o Rio Grande do Sul também se desenvolvem. A assistência prestada pela Emater é uma ação preventiva, pois mantém o homem, a mulher e o jovem no meio rural. Ter a Emater no campo é prevenir problemas na área social e garantir a produção de alimentos de qualidade”, afirmou.
Com informações da Emater/RS-Ascar
Fotos: Camila Fogliarini