Nova diretoria da Farsul é apresentada tendo dois presidentes sindicais da nossa região na chapa.

0
189

A região central ficou muito bem representada na nova composição da diretoria da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).

O presidente do Sindicato Rural de São Sepé, José Aurélio Silveira, assumiu nesta tarde de quinta-feira, 2 , como diretor vice-presidente da entidade. Já o presidente do Sindicato Rural de Caçapava do Sul, Christian Schievelbein, foi reconduzido ao cargo de diretor suplente.

A eleição que teve votação presencial, aconteceu na sede da entidade, em Porto Alegre. A eleição contou com chapa única, que recebeu 120 votos favoráveis, dois nulos e um em branco, entre os 123 sindicatos participantes – de um total de 134 aptos a votar. Esta foi a 44ª eleição da história da Farsul, que completará 100 anos durante o próximo mandato.

O engenheiro agrônomo e produtor rural Domingos Antonio Velho Lopes assumirá a presidência a partir de 1º de janeiro de 2026, com mandato até 2029. Em seu discurso, destacou a necessidade de recolocar o produtor no centro das decisões e reforçar o diálogo entre campo e cidade.

> “O mundo nos vê como responsáveis pela segurança alimentar, como um País amigo capaz de produzir alimento e energia”, afirmou Lopes.

O novo presidente frisou que pretende conduzir uma gestão técnica e inovadora, sem abrir mão de valores como a livre iniciativa e a defesa do direito à propriedade.

> “Essa Federação tem um compromisso com o produtor e com a sociedade gaúcha, e a partir de hoje, é meu mantra, e do resto da diretoria, colocar novamente os produtores do nosso Estado no lugar que é de merecimento”, completou.

O atual presidente, Gedeão Pereira Silveira, que deixa o cargo, ressaltou a importância da sucessão e da expressiva votação:

> “Uma gestão só é coroada quando faz sua sucessão. Neste caso, estamos fazendo um sucessor escolhido por unanimidade, com uma votação maciça dos Sindicatos Rurais”.

Silveira passa a ser diretor vice-presidente da Farsul e ocupará também o cargo de 1º vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), posição mais alta já conquistada por um gaúcho na entidade.

* Diretoria eleita

A nova gestão contará com 31 membros, incluindo 30% de renovação nos quadros. Entre os nomes confirmados estão:

* Elmar Konrad – 1º vice-presidente

* Francisco Schardong – diretor administrativo

* José Alcindo Ávila – diretor financeiro

* Manoel Ignácio Vieira Valim – 2º diretor financeiro

* Fábio Avancini Rodrigues – 2º diretor administrativo

* Quem é Domingos Velho Lopes?

Formado em Agronomia pela UFRGS, Lopes é produtor rural em Mostardas e Palmares do Sul desde 1992. Sua trajetória institucional começou em 1997, como presidente do Sindicato Rural de Mostardas. Desde 2003, integra a diretoria da Farsul, com forte atuação na Comissão de Arroz.

Ao longo da carreira, recebeu diversas homenagens, entre elas:

* Prêmio **Senar-O Sul de Produtor de Arroz do Ano** (2005)

* Prêmio **Homem do Arroz do Ano** (2009)

* Medalha **Assis Brasil** na Expointer (2016)

Lopes também atuou em comissões ambientais da Farsul, em conselhos estaduais e nacionais da CNA e, em 2022, foi secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Atualmente, exerce o cargo de diretor vice-presidente da Federação.

Com a eleição, a Farsul reforça o compromisso com o fortalecimento do setor agropecuário gaúcho e a valorização do papel do produtor rural nas decisões estratégicas da entidade.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Farsul*