Presidente Lula convoca ministros para acertar detalhes do Plano Safra

0
204

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião, nesta quinta-feira, 26, para discutir os últimos detalhes do Plano Safra 2025/2026. As medidas para a produção agropecuária do país devem ser anunciadas na segunda-feira, 30, contemplando a agricultura empresarial, e terça-feira, 1º de julho, para a agricultura familiar.

Participam do encontro, no Palácio do Planalto, os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, e da Casa Civil, Rui Costa. Também estão presentes o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, e Gilson Alceu Bittencourt, subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais.

Na agenda do presidente, o encontro estava previsto para ter início às 9h30. Às 12h, Lula deve embarcar para São Paulo, onde visita a Favela do Moinho e assina atos para solução de questões habitacionais da comunidade.

Valores disponibilizados

Os valores que serão disponibilizados e a taxa de juros para o setor ainda não foram divulgados. De acordo com Fávaro, o governo pretende manter juros no nível de um dígito para as principais linhas do programa.

Em Porto Alegre, durante comemorativo aos 90 anos da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, o superintendente estadual do Mapa, José Cleber de Souza, manifestou preocupação com o volume de recursos que serão oferecidos pelo novo Plano Safra, principalmente em razão da alta da taxa Selic, atualmente em 15%.

Na avaliação do presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento,o mercado de capitais tem tido participação cada vez mais relevante para o financiamento do agronegócio, em instrumentos como Fiagros e letras de crédito.

“O Plano Safra não consegue dar mais vazão a todas as demandas do agro”, disse Nascimento na quarta-feira, 25, conforme a Agência Estado.

Fonte. Correio do Povo