



Entidades levam Roda de Conversa às mulheres do interior
Emater/RS Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretaria Municipal de Saúde, com a presença da enfermeira Maria Helena Pontes, deram continuidade às ações do mês de março, em homenagem ao dia internacional da mulher. Foi realizada uma roda de conversa no interior do município, dessa vez na localidade do Cerrito do Ouro, onde foram abordados temas essenciais para o cuidado da saúde feminina. Durante a conversa, aconteceu a explanação sobre o Março Lilás e Amarelo, que simbolizam a luta contra o câncer de útero e a endometriose, doenças que afetam milhares de mulheres no mundo.
Ainda na pauta, a importância da prevenção através do exame citopatológico de útero, popularmente conhecido como exame preventivo e, também, do exame clínico para diagnóstico da endometriose.
Também foi abordada a importância do autoexame para detecção precoce do câncer de mama, e como ele pode ser fundamental no autocuidado da mulher. O tema da saúde mental obteve destaque, visto que, muitas vezes fica em segundo plano, mas vital para o bem-estar geral de todas as mulheres e do funcionamento das mesmas.
Ademais, foram ressaltados os sinais de alerta que todas as mulheres precisam conhecer, para que assim possam buscar ajuda médica com mais rapidez, caso necessário.
Segundo a enfermeira Maria Helena, a troca de conhecimentos e experiências foi enriquecedora, e a receptividade das participantes motivam ainda mais a continuar com o trabalho de conscientização e também de empoderamento feminino.
” Quanto mais falarmos sobre esses temas, mais podemos transformar a realidade da saúde da mulher em nossa comunidade”, concluiu a enfermeira.
