



Tiro de laço, música gaúcha, acampamento, comida campeira e muita festa. Estes são os ingredientes que fazem do Conesul um dos rodeios mais aguardados pelos laçadores no estado. A 22ª edição começou na manhã desta quinta-feira, 10, no CTG Estância do Minuano, em Santa Maria, com provas que servem de aquecimento para os competidores.
A abertura oficial do evento é na sexta-feira, 11, às 8h. Muitas equipes já estão acampadas e preparadas para começar a disputa, que reúne laçadores de todo o Rio Grande do Sul. Ao todo, foram inscritas 214 equipes este ano. Em 2015, 218 disputaram o rodeio.
E tem sepeenses representando o município no rodeio do Conesul. Daqui, partiram seis equipes que vão disputar as provas de laço, representando os CTG’s Índio Sepé, Ronda Crioula, Quero Quero e o Piquete de Laçadores Vicente Saldanha.
Uma das maiores atrações é a disputa do Laço Certeiro, onde só podem competir cavalos que são comercializados em um leilão que leva o mesmo nome da prova. A competição é acirrada e reúne os melhores laçadores do estado.
Para quem não laça, mas curte participar do rodeio e ouvir música nativista, a alternativa é assistir os shows com os músicos Luiz Marenco, que se apresenta na noite de amanhã, às 22h e Ênio Medeiros, no sábado, 12, também às 22h e às 23h30min baile com o Grupo Raízes. O encerramento, no domingo, 13, fica por conta do Bando do Brejo, às 21h3omin.
No ano passado, os organizadores do evento estimam que mais de 15 mil pessoas passaram compareceram nos quatro dias de rodeio.
Foto: Lauro Alves
