1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Sepé

0
175

Tema: Igualdade e Democracia – Reparação e Justiça Racial

Promovida pelo COMPIR – Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e pela Prefeitura Municipal de São Sepé, por meio do Escritório da Cidadania, da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e do Centro de Referência da Mulher (CRM), a conferência reuniu autoridades, especialistas e comunidade para debater políticas públicas voltadas à equidade racial.

Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, o evento seguiu os eixos da CONAPIR: Democracia, Reparação e Justiça Racial.

A programação técnica contou com painéis sobre:

Democracia e participação negra, com a vereadora Vladia Freitas e mediação de Lara Cornélio (COMPIR);

Saúde da população negra, com a enfermeira Leila Coutinho;

Trabalho digno e renda justa, com a Profª Dra. Maria Rita Py Dutra e a biomédica Dra. Ariane Ribeiro;

Violência contra mulheres negras, com a advogada Dra. Deborá Evangelista e a juíza Dra. Lorena Marchesini;

Direitos da população negra LGBTQIA+ e com deficiência, com a Profª Isis Gomes, e os educadores especiais Juliana Silveira e Fabrício Silva;

Políticas para povos de terreiro, com a Yalorixá Silvia de Osún.

A conferência contou com a participação on-line da diretora Interfederativa do Ministério da Igualdade Racial, Isadora Bispo, além das presenças do prefeito Marcelo Ellwanger; do vice-prefeito e presidente da Fundação Afif, Rodrigo Ferreira; do diretor do Escritório da Cidadania, Márcio Costa; e das secretárias Sabrina Schroder (Saúde) e Paula Machado (Educação).

Na parte cultural, houve apresentações da EMEF Maria José Valmarath, sob coordenação da professora Graciele Souza; roda de capoeira com os grupos Herdeiras da Ginga, Capoeira Oxóssi São Sepé e Capoeira Oxóssi; e encerramento com a Escola de Samba Imperadores do Ritmo.

A Feira Preta integrou o evento como espaço de valorização do empreendedorismo negro local, com destaque para a artesã Tânia da Silva.

A mediação dos painéis foi realizada por Adriana Aires e Lara Cornélio, com José Nelson Fernandes como mestre de cerimônias.