Obino

Vila Nova do Sul sediou encontro de integração de mulheres rurais


 

Em comemoração à Semana da Alimentação, que se realiza de 16 a 22 de outubro, neste ano com o tema: “Alimento Saudável ao seu alcance” as equipes dos Escritórios da Emater/RS-Ascar de São Sepé e Vila Nova do Sul através das técnicas sociais Cleisa Peixoto e Cristiane Aires realizaram o IV Encontro de Integração de mulheres rurais, com a colaboração das entidades parceiras Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vila Nova do Sul, Secretaria Municipal da Agricultura de Vila Nova do Sul, Secretaria Municipal de Saúde através das Equipes do NASF e ESF Rural de São Sepé e Vila Nova do Sul, Cotrisel, e Associação de Feirantes de Vila Nova do Sul.

Com o objetivo de fazer uma reflexão sobre o tipo de alimentos que estamos consumindo, proporcionar a integração entre as mulheres que participam dos grupos assistidos pela Emater/RS-Ascar e entidades parceiras e realizar a troca de sementes e mudas como forma de preservar a vida.

O encontro aconteceu no CTG Sincero Lemes, no município de Vila Nova do Sul, no dia 18 de outubro, com participação de aproximadamente 300 (trezentas) mulheres, onde os grupos foram recepcionados com fitas rosas simbolizando o outubro rosa e um delicioso café da manhã.

Na programação palestras com os seguintes temas: Sindicalização e Autoestima – Coordenadora Estadual de Mulheres da Fetag – Lérida Pavanelo; Valorização do Trabalho da Mulher na Agricultura Familiar – Tatiana Balem – Eng. Agr.ª – Professora IFF Júlio de Castilhos e Alimentação e as Relações Humanas a partir dos Polos Masculino e Feminino – Prof. Alberto Bamberg e Prof.ªAngela Marta Rocha.

Além de brincadeiras, sorteio de brindes, momento cultural, apresentação do Coral Vida Nova de Vila Nova do Sul, arrecadação de alimentos para as Ligas Femininas de Combate ao Câncer, troca-troca de sementes crioulas, almoço e lanche compartilhado.

O V encontro, está programado para a semana da alimentação em 2019, em São Sepé.

 

 

Fonte: Emater