Dados divulgados pelo Mapa da Violência, do Governo Federal, apontam que Vila Nova do Sul está entre as cidades mais seguras do Brasil.
O município de pouco mais de 4 mil habitantes está entre as quase 700 cidades brasileiras que não registraram nenhum caso envolvendo homicídio entre 2008 e 2012. Outra cidade que aparece na lista e que fica a poucos quilômetros do município vilanovense é Santa Margarida do Sul.
:: SÃO SEPÉ REGISTROU 248 FURTOS EM 2014 ::
Mas, em determinados momentos, o clima de tranquilidade é interrompido por crimes que acabam chamando a atenção da comunidade. Dia 7 de janeiro, por exemplo, uma funcionária foi surpreendida enquanto levava malote com dinheiro para uma agência bancária. Na época, o assalto ocorreu no centro da cidade por uma dupla que fugiu em uma motocicleta.
Outros casos envolvendo invasão a propriedades rurais e furto de animais, registrados nas últimas semanas, têm preocupado a população vilanovense.
O funcionário público Vladimir Bonoto Nascimento acha que Vila Nova do Sul é uma cidade acolhedora, com oportunidades para quem procura,embora falte investimento em lazer. “Aqui a política divide muito, mas noto que se alguém precisa em caso de doença, por exemplo, o pessoal é unido, faz bingo, para arrecadar fundos. Gosto de morar aqui, bons vizinhos, mas infelizmente o que tem acontecido ultimamente está nos tirando a segurança, não dá mais para sair e deixar a porta sem chave ,o que a pouco tempo nós fazíamos”, destaca.
Embora preocupado com a segurança pública, Nascimento considera que a saúde pública sempre foi exemplar.
Dados de São Sepé e Formigueiro
Formigueiro, com quase 7 mil habitantes, registrou quatro homicídios no período. Foram três casos em 2008 e um registro em 2011.
Ainda conforme dados da pesquisa, São Sepé, com quase 24 mil habitantes, registrou no período 10 homicídios.
Foto: Reprodução / Google