Vigilância Sanitária de Caçapava do Sul implanta 300 chips em cães e gatos

0
116

Segundo informações da Rádio Gaúcha SM, a Vigilância Sanitária de Caçapava do Sul implantou chips em 300 animais desde agosto. Cães e gatos da população em geral estão recebendo o dispositivo desde dezembro, após as etapas que previam a colocação nos cães do Canil Municipal, além dos animais de rua e da ONG Clube do Cão.

Ainda é realizada a colocação dos dispositivos nos animais de rua, com visitas de profissionais da prefeitura aos bairros. O objetivo é controlar a população animal, prevenir doenças transmissíveis e fiscalizar quanto ao abandono e maus-tratos.

chipe

O dispositivo é instalado sob a pele dos bichos com uma seringa e tem registro de dados como vacinas, idade e nome do dono. A prefeitura comprou 1,6 mil chips e o investimento soma R$ 7,5 mil.

Quem quiser o serviço gratuito pode procurar o veterinário da prefeitura no Canil Municipal, que também faz a castração nos animais de rua e naqueles que tiverem donos interessados, além da vacinação. Para marcar horário, o telefone é 9955.6226.

Pelo menos duas clínicas veterinárias particulares também disponibilizam a instalação, ao custo de aproximadamente R$ 70 envolvendo também vacinação e castração. A Vigilância Sanitária estima que haja cerca de 3 mil cães e gatos, entre domésticos e de rua, em Caçapava do Sul.

 

Fonte: Gaúcha SM

Foto: Valdecir Galor / SMCS