Obino

Vereadores cobram explicações sobre fornecimento de medicamentos e alimentos do Estado


 

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de São Sepé enviou nesta semana um ofício para a secretária de saúde do Estado do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, pedindo explicações quanto ao atendimento e a distribuição de medicamentos e alimentos a pacientes especiais para o município de São Sepé.

A Comissão de Saúde e Assistência Social é composta pelos vereadores Elcio Teixeira (presidente), Zilca Camargo (relatora) e Maria Silveira (secretária).

Conforme o ofício, há vários pacientes com encaminhamentos administrativos e judiciais feitos ao Estado e, até o momento, sem continuidade de distribuição dos mesmos.

Ainda segundo o documento enviado, a não distribuição dos medicamentos, acarreta na piora e na qualidade de vida, além de pôr em risco a saúde dos pacientes que dependem principalmente da alimentação e medicações.

“É o direito de cada pessoa ter acesso físico e econômico, interruptamente, à alimentos adequados ou aos meios para obter esses alimentos ou medicamentos”, ressalta Maria Silveira.

O documento ainda ressalta que o ser humano tem direitos fundamentais, como saúde e educação. “Este direito humano esta previsto na Constituição Federal, e temos que garantir o direito de todos”, finaliza membros da comissão. As informações são da Câmara de São Sepé.