Vereadora quer tornar prova de laço patrimônio imaterial de São Sepé

0
158

 

A vereadora Maria Silveira (PP), apresentou na última sessão ordinária, realizada terça-feira, 26, o Projeto de Lei nº 20/2019, que declara como bem integrante do patrimônio imaterial do município de São Sepé e considera como desportiva a prova de laço.

Justificando o Projeto de Lei, a vereadora declarou que o PL tem a finalidade de disciplinar e regulamentar as competições da prova de laço como atividade esportiva e cultural, buscando valorizar as atividades de lidas campeiras tendo os rodeios como sua representação. Para ela, estas são formas de trazer o reconhecimento oficial da importância desta atividade e um fomento para seu desenvolvimento também como esporte, já que facilitará o seu acesso a créditos oficiais.

Segundo Maria Silveira, os sepeenses praticam a prova de laço em diversas entidades tradicionalistas, os quais são prestigiados por grande parte da população, onde esses eventos geram inúmeros empregos diretos e indiretos. Tornar modalidade esportiva e patrimônio cultural e imaterial da cidade será uma maneira de cultuar as tradições da cidade.

“A modalidade laço comprido há muito tempo é desenvolvida no município, como forma de congregar famílias e amigos ligados, principalmente ao setor da produção rural, sendo atualmente o único esporte que conta com a participação de três gerações dentro do ciclo familiar, já que existe sempre disputa entre avós, pais e filhos”, ressalta.

O projeto está em tramitação na Câmara e deve ser votado nas próximas sessões na Câmara de Vereadores de São Sepé.

 

 

Fonte: A.I. Câmara de São Sepé