Vereador reivindica legislações específicas para aplicação do Plano de Mobilidade

0
46


Foram encaminhados à prefeitura municipal os três pedidos de providência do vereador Paulo Nunes (PSB), votados na sessão do dia 12 de setembro. Os pedidos visam à adequação dos serviços de transporte público e urbano e dos passeios públicos, de acordo com o Plano de Mobilidade Urbana, aprovado no Legislativo, dia 5 de setembro. Uma das orientações do plano é a priorização dos pedestres e transportes não motorizados sobre os motorizados e dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado.

De acordo com Nunes é necessária a elaboração de legislações específicas com base nas indicações apontadas pelo estudo. A primeira ação, segundo ele, é a revisão da lei que regulamenta o transporte público coletivo no município. O texto existente é de 1990 e, para o parlamentar, já não contempla mais as necessidades do serviço: “Queremos uma nova licitação para poder aplicar o Plano de Mobilidade Urbana, garantindo um transporte de qualidade para todos, com rotas, horários e abrigos de melhor qualidade para servir a nossa população”.

Outra pauta dos pedidos são as más condições das calçadas da cidade, de responsabilidade dos proprietários dos terrenos. De acordo com Paulo Nunes, que vem dialogando com a comunidade sobre o tema, para garantir a manutenção e conservação dos passeios, são necessárias campanhas e fiscalização.

O assunto vem sendo defendido pelo Conselho Municipal do Idoso e pela Associação Sepeense de Pessoas com Deficiência (ASDEF). As entidades relatam casos de idosos que caem nas calçadas esburacadas e ainda os obstáculos enfrentados por pessoas com deficiências. “Cadeirantes e pessoas com deficiência visual enfrentam a mobilidade reduzida por conta do péssimo estado de conservação das calçadas, mobiliários, caixas de árvores, obras e outras barreiras. Tudo isso deve ser solucionado com uma lei de regulamentação”, defende.

Nunes ainda pede que o executivo municipal reavalie a lei que regulamenta o serviço de transporte individual de passageiros, o táxi. “O ponto que mais reivindico é o taxi adaptado. Luto há anos por este serviço e, agora, com o Plano de Mobilidade Urbana aprovado, precisamos implantar este serviço e discutir outros pontos da legislação com a categoria”, explicou.

 

 

 

Fonte: A.I. Câmara de Vereadores de São Sepé