Valdiocir Bolzan

Rua 7 de Setembro: casas comerciais e particulares existentes na década de 1950 e posteriores
0
77

Hoje abordaremos assuntos relacionados ao título acima epigrafado, contando com a valiosa colaboração do meu particular amigo Carlos Castro, que na infância e na adolescência conhecemos a maioria das casas residenciais e comerciais existentes na Rua 7 de Setembro, entre a Av. 15 de Novembro e o Cemitério Municipal, na década de 1950 e posteriores.

Eventualmente abordaremos assuntos das existentes antes da década de 1950.

Iniciaremos no sentido centro-bairro, partindo pelo lado direito, como segue:

Entre a Av. 15 de Novembro e a Cap. Elautério Gonçalves:

Na esquina dessas ruas existia um terreno de propriedade da Sra Lucinda Teixeira, e hoje está localizado o edifício de Paulo Araújo Pinto e outros. Logo adiante era a residência do Sr. Clovis Pontes e após a oficina mecânica e residência de Dionísio Majewsky.

Entre a rua Capitão Elautério Gonçalves e Osvaldo Aranha, existiam as residências dos Srs. Carlos Neves e Sissi Marçal e ao lado dessas hoje esta localizada a Funerária São Sepé, e no local onde eram as residências citadas está construído um prédio de propriedade do Sr. Noé Alves de Miranda; logo a seguir era a residência do Sr. Lucrécio Almeida (onde funcionou uma casa comercial), e na esquina, também funcionou um estabelecimento comercial.

Entre a Rua Osvaldo Aranha e a Percival Brenner, na esquina havia a residência do Sr. Sinval Vargas e sua esposa Ricarda de Bem e Canto Vargas (Dona Ricardinha) que foi Professora e Diretora do antigo Grupo Escolar Mário Deluy e hoje funciona o Centro Especializado em Odontologia do município, e a seguir era um terreno baldio onde hoje é um prédio de propriedade do Sr. Silvio Ribeiro, e hoje ao lado funciona a Clinica de Fisioterapia de Bibiana Pires da Cunha e a casa nova de Dona Ricardinha, hoje de Alécio Costa. Logo a seguir era propriedade do Sr. João Pacheco, onde funcionou o Tabelionato, sendo o mesmo o seu titular. Uma particularidade era a existência de um palanque para amarrar cavalos, sendo sua localização em frente ao Cartório.

Entre a Rua Percival Brenner e Plácido Gonçalves, onde hoje é a Empresa Brasileira de Correios, tinha um terreno baldio que era o pátio do Presídio Municipal que era localizado na Rua Percival Brenner. Mais adiante onde hoje está uma casa pertencente aos sucessores do Sr. João Tomaz Soares Leal, antigamente foi propriedade da Sra. Mercedes Pires de Macedo,casada com o Sr. Valentim Pires de Macedo. Na esquina das Ruas 7 de Setembro e Plácido Gonçalves, o Sr. Alcides Said tinha um estabelecimento comercial onde eram vendidos rádios, cata-ventos, eletrolas e outros produtos do ramo. Atualmente o imóvel é de propriedade dos sucessores de João Henrique Frantz, que foi Vice Prefeito do Município e diretor comercial da Arrozeira Sepeense S/A, além de agricultor, sendo um próspero plantador de arroz no município, sendo que o referido imóvel pertence à seus sucessores.

Entre a Rua Plácido Gonçalves e Visconde do Rio Branco, na esquina funcion ou em épocas passadas uma próspera casa comercial sendo proprietária da mesma a Sra. Erotides Evangelho Simões, que era casada com o Sr. Afif Jorge Simões, genitores de Afif Jorge Simões Filho, Nassif Evangelho Simões, José Garibaldi Evangelho Simões (Bidico) e Vitória Simões Brum. Também nesse local funcionou uma casa comercial do Sr. Lucrécio Aires dos Santos. Hoje funciona no local a Caixa Econômica Federal e anteriormente era a Casa Cassol de Lino Tronco & Cia Ltda. Logo a seguir onde reside o Dr. Érico Silva Simões era a residência de seu pai o Sr. Bidico. Na esquina seguinte onde se localiza o Banrisul, havia um terreno baldio que servia como campo de futebol da gurizada da época, sendo um dos atletas o nosso amigo Beto Pfeifer.

Entre as Ruas Visconde do Rio Branco e Clemenciano Barnasque existia um terreno baldio, local em que posteriormente foi construído o edifício do Sr. Lucrécio Freitas Faria, sendo hoje seu proprietário o Dr. Carlos Gari Rodrigues Faria. Na esquina posterior, existia uma casa residencial e comercial do Sr. José Gonçalves do Santos, onde hoje esta localizada uma Farmácia.

Entre as Ruas Clemenciano Barnasque e Dr. Lauro Bulcão, existia uma casa residencial de propriedade do Sr. Afonso Pires Corrêa (Seu Fonsico), existindo hoje um prédio de propriedade de seu filho Antônio Pires Corrêa, onde funciona hoje o Laboratório de Análises Clínicas Santo Antônio. A seguir havia um abrigo para os motoristas de táxis, cujo ponto era localizado em frente a propriedade do Sr. Belchior Neves (Seu Tol) e no outro lado da rua. A seguir existia a residência do Sr. João Vicente Freitas Pires, onde posteriormente funcionou a Churrascaria Charrua de propriedade do Jorge Brum. Hoje nesta quadra existem diversas casas comerciais.

Devido a extensão da matéria deixaremos de abordar as casas existentes e os respectivos proprietários a partir da rua Lauro Bulcão até o Cemitério Municipal, assuntos que serão mencionados na próxima edição.

Logicamente que desconhecemos ou esquecemos outros proprietários antigos que não são da nossa época.

 


Entre em contato com Valdiocir Bolzan

(55) 3233-1433 ou (55) 9962-0485