Obino

Vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira


Foto: divulgação/Manuella Brandolff/Palácio Piratini

Quem ainda não se vacinou contra a gripe tem até esta sexta-feira, 9, para procurar os postos de saúde e garantir a imunização. Nesta última semana, o Ministério da Saúde estendeu a vacinação a toda população, pois ainda havia um estoque de 10 milhões de doses disponíveis.

Prevista inicialmente para terminar em 26 de maio, a campanha já tinha sido prorrogada com o intuito de alcançar a meta de vacinação para o grupo de risco que, neste ano, é de 90%. Em São Sepé a campanha foi ampliada para toda a população.

Segundo a enfermeira Anna Paula Beltrame, já foram vacinadas 953 pessoas fora dos grupos prioritários. “Ainda temos a vacina. Enquanto tivermos a vacina da gripe vamos estar vacinando”, salienta. O horário da salas de vacinas na Unidade Básica de Saúde do Centro é das 8h30min às 11h30min e das 13h às 16h.

Os demais postos de saúde de São Sepé encerraram a vacinação nesta quinta-feira, 8, portanto, só há vacinação no Posto de Saúde do Centro, localizado na Rua Percival Brenner, ao lado do prédio da antiga Caixa Estadual.

Fazem parte do grupo de risco, crianças de 6 meses a menores de 5 anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da área de saúde; indígenas; gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além de professores.

O ministério alerta sobre a importância do público-alvo se imunizar para evitar a gripe e seus possíveis agravamentos. A vacina disponibilizada nos postos de saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Segundo a pasta, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

 

 

* O Sepeense, com informações da Agência Brasil