Suspeito de assaltar bancos em São Sepé já tinha sido preso em 2015 com material explosivo

0
43


Na manhã desta quinta-feira, 29, policiais da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos (DPR) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), em conjunto com as Delegacia de Polícia Regional de Santa Cruz do Sul e de Santa Maria, desencaderam a Operação Ghost com o objetivo de prender os envolvidos no assalto ao Banco do Brasil e Sicredi. Um dos líderes da organização criminosa foi preso. O crime ocorreu no dia 24 de dezembro, em São Sepé.

Segundo os delegados Joel Henrique Wagner e João Paulo de Abreu, a Operação visou o cumprimento de duas prisões temporárias e dois mandados de busca e de apreensão. Nesta quinta, André da Silva, de 49 anos, considerado um dos líderes do grupo, foi preso na cidade de Vera Cruz. O segundo líder segue foragido desde março de 2012. Ivo Francisco dos Santos Assis, o Chico, de 41 anos, está foragido desde 2012 e teve também um mandado de prisão temporária autorizado pela justiça. No entanto, mais uma vez, ele não foi localizado. Ambos possuem diversos antecedentes policiais, por delitos relacionados à instituições bancárias, sendo de extrema periculosidade.

Os delegados Luciano Menezes e Sandro Meinerz informaram que o preso já foi investigado pelo envolvimento em diversos crimes, tendo sido preso em 13 de março de 2015, na posse de arma de fogo, material explosivo e dinheiro, ação que também foi desencadeada em conjunto pelos mencionados órgão policiais.

O diretor da Divisão de Investigações Criminais do DEIC, delegado Sander Cajal, reforça que qualquer pessoa poderá se valer dos telefones elencados para alimentar a Polícia Civil de informações, sendo garantido o anonimato. O delegado ainda ressalta a importância da colaboração da sociedade na elucidação de crimes como o ora investigado.

Os investigadores apuram a relação entre o caso ocorrido no último sábado, 24, com outros ocorridos em 2015 e 2016, em especial em Santana da Boa Vista, Barros Cassal e Cerro Grande do Sul. Após o cumprimento dos procedimentos legais, o preso será encaminhado ao sistema prisional.

Na ocasião, duas agências bancárias, do município de São Sepé, foram alvos de roubo quando cinco homens utilizaram explosivos para romper os caixas eletrônicos e o cofre de um dos bancos. Os indivíduos renderam, com armas de fogo, algumas pessoas que estavam passando pelo local e efetuaram disparos contra veículos e imóveis próximos. Dois reféns foram levados durante a fuga, sendo liberadas em um posto de combustível, na cidade de Caçapava do Sul. Um policial militar e um homem que estavam no local dos fatos foram atingidos com os disparos de armas.

 

 

Leia também

Membro de quadrilha que assaltou bancos em São Sepé é preso em Vera Cruz