Obino

Sindicato Rural de São Sepé celebra 50 anos ao lado do produtor rural


 

Todas as cadeiras do plenário da Câmara de Vereadores foram ocupadas, na noite de terça-feira, 19, por convidados que aplaudiram a justa homenagem a uma das entidades mais representativas do estado. Em 2018, o Sindicato Rural de São Sepé completa 50 anos de fundação e tem na sua presidência, o produtor rural José Aurélio Silveira.

O vereador Renato Rosso (PP) foi quem propôs a moção legislativa aprovada em janeiro deste ano na câmara. Em seu discurso, Renato lembrou o trabalho desempenhado por José Aurélio e a atuação do sindicato no município. “A entidade chega a meio século de forma extremamente ativa e pujante, tendo na figura de seu presidente uma cadeira de vice presidência da Farsul, o que é fator determinante na condução de ações da política classista que trazem benefícios para a classe rural”, destacou o vereador autor da homenagem.

Entre as autoridades presentes na solenidade, estavam o presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) Gedeão Pereira e o prefeito de São Sepé, Léo Girardelo. Ex-presidentes do sindicato também participaram da cerimônia que foi acompanhada pelos vereadores, ex-prefeitos do município e representantes de entidades de classe.

A importância do Sindicato Rural no estado do Rio Grande do Sul foi destacada por Gedeão Pereira. Em sua fala, o presidente da entidade gaúcha comentou sobre o significado do sindicato celebrar os 50 anos de atividades em defesa do setor rural.

“Lembramos que uma das marcas desta entidade é intransigência na negociação no que diz respeito a direito a propriedade, que nós não abrimos mão e São Sepé através do Sindicato Rural traz essa imagem de luta em defesa do produtor”, lembrou Gedeão. “Quando vocês estão homenageando o sindicato, vocês destacam o que ele efetivamente representa, que é o esteio da nação brasileira, o produtor rural”, disse o presidente da Farsul.

Emocionado, José Aurélio Silveira que presidente o Sindicato Rural de São Sepé desde 2007 lembrou de todos os projetos que são ofertados pela entidade, propiciando ao produtor rural uma moderna infraestrutura que abriga pavilhões de eventos, remates, restaurantes, aquisição de equipamentos, investimento na educação com apoio e manutenção do programa Alfa, a criação do Jovem Aprendiz e do Polo E-Tec.

“Marcamos presença nas mais importantes causas do setor primário, sempre alinhadas com a Farsul, além disso nossas ações não ficam restritas ao interesse do campo, tendo em vista nossa inserção no âmbito social e educacional”, destacou José Aurélio, que também falou sobre a criação da Expofeira Regional e que neste ano chega a 44ª edição e que no último ano movimentou mais de R$ 4 milhões de reais. “Somos uma entidade propulsora de economia, gerando renda e emprego na região, são negócios que se realizam durante todo o ano, nos consolidando por exemplo entre os primeiros lugares de venda em pista de remate do estado do Rio Grande do Sul”, afirmou o presidente.

Entre as homenagens, uma em especial. O presidente da Cotrisel, José Paulo Salerno acompanhado do vice-presidente Sinval Gressler, entregaram uma placa comemorativa ao aniversário da entidade.

Para o presidente da Câmara, Janir Machado, a homenagem ao Sindicato Rural foi um momento importante para o legislativo. “Temos uma moção de qualidade que dispensa comentários, pois o sindicato rural tem no seu trabalho a representação do produtor rural”, afirmou Janir.

Após a solenidade, os convidados foram recebidos no restaurante do Sindicaro Rural para um coquetel.