Obino

Sindicato dos Trabalhadores de São Sepé participou da Marcha das Margaridas, em Brasília

O município de São Sepé esteve representado nesta semana na 5ª Marcha das Margaridas, em Brasília. A coordenadora municipal de mulheres e secretária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Niura Rosa, participou do ato que reuniu milhares de pessoas. A manifestação ocorre a cada quatro anos e reúne trabalhadoras rurais que cobram diversas reivindicações.

marcha margaridas 1

De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), organizadora do evento, a meta de reunir 70 mil pessoas na marcha foi atingida. A Polícia Militar do Distrito Federal estimou em 35 mil o número de manifestantes.

A presidente Dilma Rousseff esteve no Estádio Mané Garrincha, onde ocorreu o evento, para a entrega da resposta da pauta da marcha. Em discurso ela afirmou que assinou o decreto com as Novas Regras do Programa Nacional de Crédito Fundiário, reivindicação antiga da FETAG-RS, que permite a compra entre herdeiros.

Outro ponto abordado pelo Governo Federal foi a questão da Intensificação das Ações de Saúde da Mulher, com apoio para que consultas clínico-ginecológicas e exames preventivos sejam intensificados dentro do SUS, em calendário específico.

Na questão da Educação a presidente falou, conforme preocupação das mulheres do campo, em disponibilização de recursos para ampliação das escolas rurais existentes para atendimento da Educação Infantil no meio rural. Além da previsão de construção de algumas creches e pré-escolas em comunidades rurais populosas.

“Mais do que nunca, neste momento, a marcha cumpre com seu papel de dizer  a este país que democracia é respeitar o que aconteceu nas urnas no ano passado, que a gente precisa efetivamente seguir mudando, com a clareza dos desafios que temos que enfrentar pela frente”, disse Alessandra Lunas, da Contag.

 

 

Com informações do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agência Brasil

Fotos: José Cruz/Agência Brasil