Semana Nacional de Conciliação será realizada em novembro

imagemA nona edição da Semana Nacional da Conciliação acontecerá entre os dias 24 e 28 de novembro. O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os tribunais brasileiros. A intenção é reduzir o estoque de 92,2 milhões de processos judiciais em andamento no país.

Cada tribunal (federal, estadual e trabalhista) ficará responsável por selecionar os processos que têm condição de serem resolvidos pela conciliação.

As últimas edições da Semana foram responsáveis pela liquidação de 1 milhão de acordos, que movimentaram R$ 6,3 bilhões em valores absolutos homologados. O maior número de conciliações foi alcançado no ano passado: foram 376.518 audiências realizadas, com acordos em 54% delas, totalizando 203.370 processos liquidados.

O Rio Grande do Sul tem, atualmente, 4,5 milhões de processos em andamento.

No primeiro semestre de 2014, realizaram-se 203.586 audiências de conciliação em 1º Grau, que resultaram em 43.435 acordos. No 2º Grau, foram promovidas 341 audiências, com 69 acordos efetivados, sendo 47 de conciliação e 13 de mediação.

Durante a audiência de conciliação, as partes envolvidas no processo buscam a solução mais justa e que atenda aos interesses de todos.

 

Fonte: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Foto: Reprodução