Secretário de Segurança Pública visita Santa Maria para ouvir demandas da região

0
67

secretario segurança publica

Na última quinta-feira, 18, o secretário estadual de Segurança Pública (SSP), Wantuir Jacini, se reuniu com o dirigente do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) de Santa Maria, o coronel Worney Dellani Mendonça, que apresentou ao secretário a estratégia de trabalho do CRPO.

O CRPO coordena 29 municípios da região central do Estado, incluindo São Sepé. O comandante está fazendo um desdobramento do Plano de Gestão Estratégico da SSP, na entidade regional. O trabalho conta com “pacote mínimo” de operações policiais a ser desencadeado de maneira ordinária pelas Unidades Operacionais expressa uma filosofia de trabalho que se deseja ver retratada diariamente, através das ações dos policiais militares na execução do policiamento ostensivo, ou seja, cada operação tem foco e objetivo muito bem definido a ser perseguido incessantemente por meio de um planejamento adequado, de uma comunicação eficaz entre o comando e os executores e do constante acompanhamento de resultados. “Constitui-se mais do que operações policiais, mas uma filosofia de trabalho”, enfatiza Mendonça.

Os pontos onde ocorrem os maiores índices de crimes estão sendo mapeados, para que a polícia atue de forma otimizada nos locais identificados. O mapeamento é compartilhado com os batalhões (5° RPMon de Santiago, 1° RPMon Santa Maria e 2° BOE). As ocorrências dos 29 municípios são analisadas, com comparativos dos últimos cinco anos, e norteiam as metas para que os índices possam ser reduzidos.

A metodologia prevê a realização de reunião semanal de planejamento em dia específico da semana onde as unidades operacionais através de seus comandantes e assessorias procederão a análise da semana anterior com base nas principais ocorrências, eventos e fatos que tiveram maior impacto.

O secretário afirmou estar satisfeito com a evolução do trabalho que vem sendo feito no comando regional, “as instituições de Santa Maria estão no caminho certo, é por aí que espera-se seja percorrido este caminho com o objetivo de proteger a sociedade e reduzir a criminalidade”.

 

 

Fonte: SSP / Cristiane Viegas

Foto: Rodrigo Ziebell

 

 

hint web