Secretário de Saúde de São Sepé fala sobre o novo sistema de atendimento de saúde


A sessão da Câmara de Vereadores de terça-feira, 30, contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Marcelo Ellwanger, que ocupou a Tribuna Livre da Casa para tratar do novo sistema de atendimento nas unidades de Saúde do município.

De acordo com o chefe da pasta, o projeto é custeado pelo Governo do Estado, Ministério da saúde e Conselho Nacional de Secretários e a transição do antigo sistema para o atual já vem sendo feita. O projeto piloto foi no bairro Lôndero. A nova abordagem utiliza classificação de risco por cores e visa diminuir filas de esperas nos postos. Após a explanação, os vereadores fizeram questionamentos ao secretário.

Durante a sessão, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei número 31/2017, que determina que a correção anual do auxílio alimentação para os profissionais do Programa Mais Médicos seja de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O auxílio, no valor de R$ 1.100, é disponibilizado mensalmente. A correção será feita todos os anos, sempre em janeiro.

O Plenário também aprovou as contas do prefeito Léo Girardello e do vice-prefeito Wolney Vasconcelos relativas ao exercício financeiro de 2014. O Projeto de Decreto Legislativo é de autoria da Comissão de Constituição, Justiça, Finanças e Orçamento (CCJ) e tem base no parecer do Tribunal de Contas do Estado.

Também recebeu votos favoráveis a Moção com votos de parabenização e solidariedade à empresária sepeense Rosana Ribas pela participação no projeto “Um Polvo de Amor”, que auxilia no tratamento de bebês prematuros em hospitais. A proposta é do vereador Janir Machado (PP).

Os parlamentares sepeenses ainda acataram os Pedidos de Providências do vereador Luiz Otávio Picada Gazen (PDT) pedindo que o município estude a viabilidade de cedência de espaço físico para as atividades do Grupo de Apoio à Pais Especiais (Gape) e que estude a possibilidade de dispor de pessoal que proceda o recolhimento dos resíduos resultantes da capina pela máquina que opera o referido serviço. Os Pedidos serão encaminhados à Prefeitura Municipal.

 

 

Fonte: A.I. Câmara de Vereadores