São Sepé vai sediar Seminário da Agricultura Familiar nesta sexta-feira

0
65

seminario agricultura familiar

Nesta sexta-feira, 24, acontece em São Sepé o 3º Seminário da Agricultura Familiar sobre o as políticas públicas e qualidade de vida na agricultura familiar. O evento, que é organizado pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar, juntamente com a secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), faz parte da programação de aniversário do município, que no dia 29 de abril completa 139 anos.

Segundo a extensionista social do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de São Sepé, Cleisa Peixoto, o tema foi escolhido através das sugestões de várias entidades. “Quando se fala em qualidade de vida é possível abranger vários assuntos que dizem respeito à vida das pessoas. Entra a questão da alimentação, em que iremos discutir a segurança e a soberania alimentar, e também entra a questão das políticas públicas para a agricultura familiar. Tudo aquilo que os agricultores têm direito e que, muitas vezes por desinformação, não acessam”, destaca Cleisa.

 


São esperados cerca de 120 participantes

São esperados no evento cerca de 120 participantes, e o objetivo do seminário é proporcionar aos agricultores e suas famílias um ambiente em que eles recebam as informações que precisam, tirem dúvidas e possam também refletir sobre temas que fazem parte do seu cotidiano. “É uma oportunidade importante, porque através do seminário eles conhecem as políticas públicas que têm direito de acessar e que podem melhorar a sua qualidade de vida”, frisou a extensionista de bem-estar social.

Cleisa também salienta que o evento é muito relevante porque propicia a discussão de temas fundamentais e conta que, depois dessas atividades, o retorno dos produtores é muito positivo. “Todos os anos trabalhamos com temas diferentes, o que é muito positivo, porque estimula as pessoas a pensarem, a terem senso crítico sobre as coisas que acontecem, sobre como está a sua vida, como estão acessando seus direitos. E depois , quando fazemos uma avaliação, as pessoas exteriorizam que foi muito bom, que foi importante. Por isso seguimos, e já estamos na terceira edição”, conta a extensionista.

 


Produtores de São Sepé têm apoio financeiro

Atualmente, conforme Cleisa, a política pública mais utilizada em São Sepé é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que é uma linha de crédito que oferece apoio financeiro aos produtores para a implantação, ampliação ou modernização das suas estruturas. O município participa também de chamadas públicas do Ministério do Desenvolvimento Agrário, como a do Leite, executada pela Emater/RS-Ascar. Cleisa destaca também as iniciativas municipais. “Há ainda algumas políticas públicas aqui em São Sepé, como o Fundo Rotativo de Desenvolvimento Rural (Frader), em que os agricultores podem acessar e ter um recurso de até três mil reais para aplicar no trabalho e melhorar a renda da família”, destaca ela.

As palestras acontecerão no turno da manhã, no Auditório da Fundação Cultural de São Sepé. O primeiro tema a ser debatido será a Segurança e a Soberania Alimentar na Agricultura Familiar, com Regina da Silva Miranda, do Escritório Central da Emater/RS-Ascar. E, em um segundo momento, serão debatidas as Políticas Públicas para Agricultura Familiar, com Diego Kiefer Moreira, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG – RS).

 

Fonte: Emater/Ascar