São Sepé terá votação para eleger representante do Conselho Deliberativo do Irga


 

A segunda eleição para escolha dos integrantes do Conselho Deliberativo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) está marcada para esta sexta-feira, 20, em 20 municípios gaúchos.

A eleição será em Agudo, Caçapava do Sul, Camaquã, Eldorado do Sul, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Guaíba, Itaqui, Maçambará, Nova Santa Rita, Osório, Palmares do Sul, Restinga Sêca, Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha, São Gabriel, São Pedro do Sul, São Sepé, Sentinela do Sul e Uruguaiana.

A votação começa às 8h30min e vai até as 17h nos locais que serão divulgados em cada cidade pelos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) do Irga. Em São Sepé, a votação ocorre na sede do 23º Nate do Irga (Rua Percival Brenner – prédio da antiga Caixa Estadual).

Essas localidades não atingiram o mínimo exigido de votos na eleição de 29 de junho, prejudicada principalmente pelas fortes chuvas registradas nesta data. O edital de convocação estabelecia que pelo menos 20% dos produtores inscritos na autarquia de cada município deveriam ter comparecido às urnas. Para esta segunda eleição não há mais a exigência mínima de votantes e os candidatos serão eleitos com qualquer quórum.

Em outras 53 cidades, no entanto, o número exigido de eleitores foi alcançado e os nomes dos seus representantes junto ao Conselho da autarquia para a gestão 2018/2021 já estão definidos. A posse da nova gestão continua marcada para 20 de agosto.

O Conselho Deliberativo é um órgão de administração do Irga, juntamente com a Diretoria Executiva e a Comissão de Controle. Conforme a lei estadual nº 13.697/2011, compete ao Conselho Deliberativo: decidir sobre a aplicação dos fundos do Instituto, sobre a venda, a compra ou a oneração de bens imóveis; instituir seu Regimento Interno, que estabelecerá suas demais atribuições e somente poderá ser alterado por deliberação de 2/3 (dois terços) de seus membros; representar a Diretoria contra atos de funcionários do Instituto e ao governo do Estado sobre atos do presidente, da Diretoria Executiva e do Conselho Consultivo que julgar prejudiciais aos interesses do Irga; e aprovar em primeira instância o orçamento, examinar as contas e o relatório da Diretoria Executiva.

A equipe destinada pelo Irga para organizar a eleição é formada pelos servidores: Lia Virginia Rodrigues (presidente), Ana Carolina Dauve, Cláudia Helena Vargas Amaro da Silveira, João Alberto Antônio, Ricardo Machado Kroeff, Susana Costa e Victor Hugo Kayser.

 

 

Fonte: Irga