São Sepé terá audiência pública para debater mobilidade urbana

0
72

guilherme PPCI ok


Archivo_base

A primeira Audiência Pública relacionada ao Plano de Mobilidade Urbana de São Sepé (PlanMob) está agendada para esta quinta-feira, 17, às 10h, na Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho. O objetivo principal da atividade é apresentar para a população o que será estudado e proposto no PlanMob e, especialmente, ouvir as principais sugestões da comunidade com relação à mobilidade do município, ou seja, quais os principais pontos da circulação de pessoas e bens da cidade.

Cabe destacar que, de acordo com a Lei Federal 12.587/2012, a mobilidade urbana deve relacionar todos os modais de circulação como o transporte de carga, aéreo, ferroviário, veicular individual, cicloviário e a pé.

A elaboração do PlanMob deve ser participativa, portanto, a Prefeitura Municipal conta com o auxílio da comunidade para construir este importante documento. Além das audiências públicas, estão disponíveis para coleta de sugestões os canais de comunicação da prefeitura municipal (site, atendimento pessoal e telefone).

Está prevista a realização de uma segunda audiência pública nos momentos finais de elaboração do plano, quando o estudo será apresentado para a comunidade para receber as últimas considerações.

 

O PlanMob de São Sepé

A empresa Urbana Engenharia, licitada pela Prefeitura de São Sepé para elaborar o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), já iniciou os trabalhos de levantamento de dados para o diagnóstico referente à  primeira etapa do estudo.

O Plano de Mobilidade Urbana – PlanMob é requisitado pela Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade a todos os municípios que desejam obter verbas governamentais para o setor da mobilidade.

É fundamental sempre ter em vista que o caminho a ser buscado é o da Mobilidade Urbana Sustentável, que pode ser definida como o resultado de um conjunto de políticas de transporte e circulação que visa proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, através da priorização dos modos não motorizados e coletivos de transportes, de forma efetiva, socialmente inclusiva, ecologicamente sustentável e que não resulte em segregações espaciais.

 

 

Fonte: A.I. Prefeitura de São Sepé

 

Guilherme Motta