São Sepé sedia evento de cidades digitais e Prefeitura anuncia nova ferramenta de gestão

0
52

IMG_0512

O município de São Sepé, no interior do Rio Grande do Sul, teve uma marco inédito nesta quarta-feira, 29. A cidade de pouco mais de 24 mil habitantes reuniu representantes de mais de 20 cidades de pelo menos quatro estados do país. Na pauta do encontro diversos exemplos de como a tecnologia tem se aliado aos poderes públicos para proporcionar mais qualidade no atendimento as demandas em áreas como educação, saúde, administração, etc.

IMG_0508

O I Fórum de Cidades Digitais da região centro trouxe ainda exemplos de cidades onde a melhoria no serviço público foi revertida em qualidade de vida para a população. No município de Telêmaco Borba, no Paraná, o acesso a internet deixou de ser um problema e é oferecido gratuitamente à população. Segundo o prefeito do município, Luiz Carlos Gibson, a ideia é que a informação chegue até as classes menos favorecidas e que não tem condições de custear o serviço. “Além disso, a prefeitura pode controlar o conteúdo destes acessos, limitando o acesso de crianças a site maliciosos, por exemplo”, destacou o prefeito.

Também foram apresentados projetos por empresas que dinamizam o serviço público e geram economia aos cofres municipais. Membros do BNDES e do BADESUL mostraram como os municípios pode acessar projetos de cidades digitais através de projetos. “Eu sempre disse para as pessoas que elas devem procurar uma maneira de ganhar dinheiro com a internet. No setor público é ao contrário. Precisamos usar da internet e da tecnologia para reduzir custos”, citou o Diretor do Badesul, Diogo Bier (Mano Changes).  Projetos de iluminação pública mais eficiente e de atendimentos em saúde digitalizado também foram apresentados.

Mapa de atendimentos
Mapa da cidade mostra pontos onde há atendimentos solicitados por cidadãos

 

O anfitrião do evento e prefeito de São Sepé, Léo Girardello, aproveitou a oportunidade para apresentar a nova ferramenta de gestão da Prefeitura de São Sepé. O chamado “1Doc” reduz em grandes índices o uso do papel nos setores do Executivo gerando economia. “Muito mais do que isso, o sistema é eficiente fazendo com que em poucas horas um procedimento seja trabalhado por diversos setores através da tela do computador”, explicou Girardello. Além da parte administrativa o sistema também será um aliado da população. A partir do acesso ao site da prefeitura é possível cadastrar uma demanda e acompanhar via email em quais setores o pedido está tramitando. “É uma forma do cidadão saber em que situação está seu pedido. Muitas coisas podem ser atendidas rapidamente, outras nem tanto por diversos motivos. Mas o mais importante é que a pessoa fique sabendo  onde a sua demanda se encontra e qual  resposta para ela”, contou o prefeito de São Sepé.

A partir de um monitor no gabinete do prefeito, Léo é capaz de acompanhar todos os números do rendimento da Prefeitura. Com alguns cliques, é possível visualizar um mapa da cidade e ver onde estão os problemas cadastrados e ao que eles se referem. “Os tempos mudaram e o serviço público precisa ficar mais ágil. Nosso papel aqui é este e, principalmente, deixar as coisas transparentes para a população. Se o serviço foi feito estará ali para o cidadão ver e se por ventura a demanda não foi atendida momentaneamente o motivo também estará no documento”, concluiu o prefeito municipal.

O evento foi articulado pela Prefeitura do Município em conjunto com a Rede Cidade Digital (RCD), com apoio da AMCENTRO e Futurizando. Também teve parceria de empresas como Exati tecnologia, Safeweb, Gauss engenharia e Southtech.

 

 

 

Fonte: A.I. Prefeitura Municipal de São Sepé