São Sepé registra quebra de 70% na safra de uvas

0
65

guilherme PPCI ok

brezza


uva vitivinicultores
Foto: arquivo

A produção de uvas em São Sepé teve uma quebra de 70% nesta safra. A informação foi divulgada pela Emater/RS-Ascar, que presta apoio técnico aos produtores locais. O fenômeno climático El Niño, com chuva em excesso, foi um dos fatores que mais contribuiu para o fator.

A segunda edição da Festa da Uva de São Sepé, que encerrou no sábado, 20, na Praça das Mercês, teve a participação de aproximadamente mil visitantes e e. O evento é anualmente organizado pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura e Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e Associação de Vitivinicultores Sepé Tiarajú.

O presidente da Associação de Vitivinicultores, Leonardo Schaf, disse que a o município quer atingir uma posição de destaque no cenário estadual das videiras.

Os produtores de uva do município são assistidos pela Emater/RS-Ascar, e ocupam hoje uma área de aproximadamente 10 hectares com viníferas. “Neste ano, a produção local teve uma quebra de aproximadamente 70%, com a ocorrência de geadas tardias e chuva de granizo. Mas a produção de uvas já atingiu cerca de 10 toneladas em anos anteriores”, avaliou o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de São Sepé, Paulo Secundino Souza Silva.

Nesta edição da Festa da Uva de Sâo Sepé, a comercialização direta atingiu cerca de R$ 25 mil e as vendas futuras chegaram a R$ 12 mil. Foram vendidas aproximadamente 2,5 toneladas das variedades in natura Isabel e Niágara, além de sucos, vinagre, chimias, geleias e cucas.

 

 

Guilherme Motta