Santiago inaugura delegacia de repressão aos crimes rurais e abigeato

0
45
Foto: Polícia Civil


Foto: Polícia Civil

A inauguração da segunda Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) do Rio Grande do Sul ocorreu na terça-feira, 24. A unidade está sediada em Santiago. O ato que marcou o início das atividades contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, e do chefe da Polícia Civil (PC), delegado Emerson Wendt.

Os índices de abigeato diminuíram 25,5% em todo o estado no último ano, em relação a 2016. De acordo com a SSP, essa redução está diretamente relacionada ao trabalho desenvolvido pela força-tarefa da PC e pelas patrulhas rurais da Brigada Militar.

Para Schirmer, setores como o agronegócio demandam atenção especial, como iniciativas alinhadas às suas demandas específicas. “A PC vem desenvolvendo um excelente trabalho com as delegacias especializadas em crime de lavagem de dinheiro. A intenção do governo agora é replicar esta experiência no combate aos crimes do campo. Estamos atendendo a um anseio daqueles que, historicamente, contribuíram com o desenvolvimento do RS”, afirmou.

Segundo Wendt, as sedes das Decrabs foram definidas em rigoroso estudo de viabilidade técnica, que leva em consideração fatores como o maior número de ocorrências, localização estratégica, mobilidade e logística. “O trabalho da força-tarefa identificou grupos criminosos especializados em agir no ambiente rural, nas suas mais diversas facetas. Animais, insumos e maquinário agrícola são roubados e furtados, cada um com um destino ou finalidade específica. Neste contexto, a criação das unidades especializadas representa um avanço significativo nos trabalhos de investigação”, avaliou.

Criadas por decreto, assinado pelo governador em 31 de agosto de 2017, as Decrabs fazem parte de um esforço da Segurança Pública estadual em especializar as rotinas de investigação, visando à diminuição dos indicadores de criminalidade. As unidades vão exercer as atividades de polícia judiciária ligadas aos crimes de abigeato e demais delitos patrimoniais relacionados à atividade rural. Ainda serão instaladas outras três unidades, nos municípios de Camaquã, Cruz Alta e Rosário do Sul.

 

 

Fonte: SSP