Santa Maria dá mais um passo no projeto de castração de animais de rua

0
49


 

O descontrole da população de animais de rua em Santa Maria, a exemplo de outros municípios, preocupa justamente por ser uma questão de saúde pública. Agora, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente trabalha com a meta de abrir, neste ano, um processo licitatório para a contratação de uma empresa que faça a castração desses animais pelos mais variados bairros, vilas e distritos do município. A reportagem é do Diário de Santa Maria.

A titular da pasta, Sandra Rebelato, afirma que, nos últimos dois anos, técnicos da secretaria realizaram um levantamento para mapear “o tamanho do problema”. De acordo com Sandra, pelo menos 2,4 mil cães e gatos de rua serão esterilizados. Para isso, a secretária pretende, no próximo semestre, publicar o edital da licitação. “Aprovamos, no começo do ano, no Conselho Municipal do Meio Ambiente, um projeto de castração de cães e gatos que, juntos, somam 2,4 mil animais. Essa foi uma construção importante que se deu junto com o MP (Ministério Público). Certamente que, neste ano, sairá a licitação e, com isso, saberemos a empresa que executará a castração desses animais. Esse número de 2,4 mil cães e gatos de rua integra uma amostragem que certamente é maior. Temos números que apontam, pelo menos, uma população deses animais de rua até quatro vezes maior. É algo ainda a se mapear e, posteriormente, a se avançar”, diz.

A verba para isso, de R$ 300 mil, vem de uma multa imposta ao município por não cumprimento de decisões em ações judiciais por danos ambientais, movidas pelo próprio MP. Ou seja, é um dinheiro originalmente do município, mas que, agora, com a concordância do Ministério Público, será revertido a um fim específico (castração).

A situação da castração integra uma investigação da promotoria que tramita desde 2015. Nesse inquérito civil, o MP acompanha duas leis municipais que até hoje não saíram do papel: a central de controle e bem-estar animal e a microchipagem.

 


SUGESTÃO
Também ontem, o vereador Adelar Vargas (MDB) protocolou um projeto sugestão para a viabilizar os serviços de castração de cerca de 6 mil cães e gatos na cidade, segundo levantamento de associações e ONGs da cidade. Conforme o parlamentar, o custo da esterilização dos animais seria de R$ 200 mil, que viriam do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Sobre a proposta de Vargas, Sandra afirma ser “louvável, mas que já há uma solução a caminho para isso”.

 

Fonte: Diário de Santa Maria